*Prefeitura de Itabuna promove Dia D de vacinação Contra Covid-19 nesta quinta-feira na Praça Adami*.

Nesta quinta-feira, dia 15, mais uma ação especial contra o Covid-19 será realizada em Itabuna para imunização de adolescentes, adultos e idosos. A vacinação que antecede os festejos de fim de ano vai ocorrer no estande da CDL, na Praça Adami das 14 às 18h.

Com intuito de garantir cobertura vacinal e proteção completa contra o Covid-19, ação vai imunizar adultos maiores de 18 anos sem comorbidade com a primeira, segunda, terceira ou quarta dose. Mas, a quinta dose da vacinação de adultos com idade a partir de 18 anos com imunossupressão também poderá ser aplicada.

São consideradas comorbidades por imunossupressão: Imunodeficiência primária grave, quimioterapia para câncer, transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas, pessoas imunossupressoras, pessoas vivendo com HIV/AIDS.

E ainda, pessoas que fazem uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias, pessoas que fazem uso de drogas modificadoras da resposta imune, doenças auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias, pacientes em hemodiálise e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

É importante ressaltar que o terceiro reforço ou quinta dose está prevista para portadores de comorbidades com imunossupressão que tenham feito a quarta dose num intervalo maior que quatro meses. A documentação necessária é o RG, CPF e cartão de vacina com registros anteriores.

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes, destaca a importância de a população comparecer para conclusão do esquema vacinal. “A gente precisa dessa cobertura vacinal para que não volte a viver aqueles tempos da pandemia com colapso das unidades de saúde. E para que a gente preserve a saúde da nossa família e dos nossos amigos”. finalizou.
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna