Prefeitura municipal de itabuna

brasao

Agentes ambientais de Itabuna participam de palestra sobre descarte correto de embalagens de agrotóxico.

Agentes da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Itabuna (AACRI) participaram  de uma palestra na manhã desta terça-feira, dia 20, no auditório do SEST/SENAT sobre os riscos da coleta de vasilhames de agrotóxicos. O encontro reuniu representantes da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA), Agência Estadual de Defesa Agropecuária (ADAB) e  da Associação  de Revendedores de Insumos Agropecuários do Sul  da Bahia ( ARISBA).

A  engenheira agrônoma da ADAB Catarina Matos disse que a comercialização de embalagens de agrotóxicos para a reciclagem pôs em risco a ação dos catadores, o que motivou a palestra. “Fizemos contato com todos os responsáveis pelo trabalho com as recicladoras para levar o conhecimento do risco que essas embalagens causam, se forem misturadas a outros recipientes”, afirmou.

“A educação ambiental busca também orientar as pessoas e a comunidade para a manipulação correta das embalagens, porque são extremamente tóxicas, ainda mais se entrarem em contato com a pele  e  os olhos”, disse a bióloga Alana Couto, técnica do Departamento de Meio Ambiente da  SEAGRIMA.

O presidente da AACRI, Ricardo Ferreira, falou que as palestras foram esclarecedoras para a destinação correta desses recipientes. “ Muita gente não sabia desse perigo. Mas, agora já estamos conscientes do que fazer com essas embalagens, que podem chegar a nossa associação e prejudicarem a saúde e o meio ambiente”, acrescentou.

A gerente da ARISBA, Andrea Brito,  ressaltou a importância de se observar os vasilhames de agrotóxico para o descarte adequado. “Caso as embalagens cheguem  à  AACRI é fundamental que  nós sejamos acionados para  encaminhar os recipientes ao local adequado.  Esses produtos são muito perigosos e no contato ou manipulação é necessário o uso de EPIS,” informou.

Ela lembra que muitos produtores rurais jogam esses vasilhames no lixo comum,  o que reforça a importância de se conhecer a políticas dos resíduos sólidos. Já a engenheira agrônoma da ADAB Catarina Matos afirmou que as embalagens abertas  podem conter resíduos que  resultam em problemas respiratórios  e  até intoxicação  a depender de como se classifica.  A  intoxicação  crônica, por exemplo, aparece ao longo dos anos, com o surgimento de doenças”, explicou.
____________
Departamento de Comunicação Social
Prefeitura de Itabuna

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn