Assistência Judiciária Gratuita da Prefeitura de Itabuna faz balanço e entra em recesso.

O Departamento de Assistência Judiciária Gratuita, órgão vinculado à Procuradoria-Geral do Município de Itabuna, aponta avanços na resolução de questões relativas às ações judiciais e extrajudiciais relativas a famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade que pediram seus serviços.
O balanço foi feito pela coordenadora, advogada Janaína Araújo.

A Assistência Judiciária Municipal presta serviço à população que não tem condições de arcar com os custos judiciais e honorários advocatícios nas mais diversas causas. “As demandas  relacionadas aos divórcios e a guarda de filhos  cresceram ainda mais durante a pandemia” acrescentou.

Por conta do recesso dos serviços judiciais, que começa nesta terça-feira, dia 20,  em todo o Poder Judiciário, a Assistência Judiciária só retorna às suas atividades normais somente no dia 9 de janeiro. Nesse período, os atendimentos só serão atendidos em casos de urgência, dentre eles tutelas envolvendo menores.

Segundo a coordenadora Janaína Araújo, “o balanço de junho até dezembro é positivo, embora alguns clientes reclamem da morosidade na justiça. Isso foge ao nosso controle. Nosso compromisso é diário e queremos atender a todo momento de forma efetiva,” afirmou.

A expectativa é que no próximo ano, o Departamento de Assistência Judiciária Gratuita deve passar por mudança na estrutura física para atender melhor a população. “Nós devemos buscar novos profissionais também, caso precise para compor a equipe,”expressou a coordenadora. A unidade funciona na Praça Olinto Leone esquina com Avenida Firmino Alves, no centro da cidade.
____________
Departamento de Comunicação Social