Vigilância Epidemiológica de Itabuna faz campanha “Verão sem Aedes” no São Caetano.

Na  manhã desta quarta-feira, dia 21,  no Bairro São Caetano, será executada a Campanha Verão sem Aedes, uma iniciativa da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo da Prefeitura de Itabuna é conscientizar a população sobre a temporada de verão, período que facilita a reprodução do mosquito Aedes aegypti, principal transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

Os Agentes de Combate às Endemias (ACE) logo cedo farão a pulverização de todas as ruas do São Caetano. Em seguida a ação será feita uma abordagem em cada residência levando informações educativas e de conscientização sobre medidas que podem evitar a proliferação do mosquito.

Segundo a coordenadora de Endemias, Lucimar Ribeiro, a população pode colaborar mantendo suas casas sem possíveis criadouros. “Devemos manter limpas e fechadas as caixas d’água; eliminar focos de acúmulo de água em embalagens vazias, sacos plásticos, lixeiras, etc.; colocar areia no prato dos vasos de plantas, dentre outras medidas”, ressaltou.

De acordo com o Ministério da Saúde, o último Levantamento de Índice do Aedes aegypti (LIA) divulgado em novembro, o  município apresentou um percentual de Índice de Infestação Predial (IIP) de 0,87%. Com relação aos dados atuais, o Bairro São Caetano apresentou o IPP de 0,42%.
“Essa ação é baseada no Dia D, realizado no dia 2 na Avenida do Cinquentenário, mas com a movimentação do comércio para as festas do final de ano mas foi suspenso. Por isso, resolvemos fazer essa atividade no São Caetano que também é um local bastante movimentado”, disse a coordenadora de Endemias.

De janeiro a ao dia 8 passado, a cidade apresentou 2.187 casos de dengue. O maior registro do número de casos ocorreu no período de epidemia, entre abril e maio.
____________
Departamento de Comunicação Social