Mais de 80% dos alunos do Conjunto Penal de Itabuna foram aprovados no ENCCEJA.

Um total de 121 alunos do Conjunto Penal de Itabuna participaram do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Alunos para a População Privada de Liberdade (ENCCEJA PPL). No total, 32 foram aprovados e 68 alcançaram a pontuação parcial, o que representa 82%.

Com o resultado favorável, a Secretaria Municipal da Educação (SEDUC) parabenizou os alunos que foram preparados para o exame na unidade anexa à Escola Lourival Oliveira Soares, em Ferradas, pelos profissionais da Rede Municipal de Ensino. Para o secretário Josué Brandão Júnior, a aprovação é resultado do trabalho incansável dos professores, coordenadores, gestores e de todo o corpo escolar.

O anexo do Conjunto Penal, conta com 9 salas, com um pouco mais de 200 alunos, quatro professores e um coordenador de 40 horas, que trabalham com segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA), modalidade para a preparação daqueles alunos que não puderam finalizar o ensino fundamental ou médio na idade correta.

Para a diretora da Escola Lourival Oliveira Soares, professora Jeovani Lima Costa, o resultado do (ENCCEJA) PPL foi gratificante. “Estamos muito felizes com o resultado e com o apoio da Secretaria Municipal da Educação. Vemos que a certificação desses alunos é fruto de muito trabalho. Para os alunos aprovados essa é a oportunidade de garantir um futuro melhor, vislumbrando melhorias nas suas vidas”, destacou.

“Além das outras disciplinas, com os alunos desenvolvemos atividades de incentivo à leitura e à escrita com o projeto: ‘A Leitura e a Escrita: Uma Vivência Além das Grades’, onde desenvolvem uma boa redação, através de temas sobre vivência e experiência de vida. Isso ajuda muito. Tanto que tem alunos daqui que já passaram em faculdades federais de instituições de ensino superior”, festeja a diretora Jeovani Lima.

ENCCEJA PPL

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), do Ministério da Educação (MEC) em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. Tem como objetivo, avaliar o desempenho dos participantes, propondo a certificação em nível de conclusão do Ensino Fundamental ou Ensino Médio com aprovação no exame.

O ENCCEJA é direcionado a jovens e adultos que não tenham concluído os estudos na idade correta. Para conseguir a certificação do ensino fundamental, é preciso ter pelo menos 15 anos. Já para o ensino médio, o participante deve ter no mínimo 18 anos. Ele também é aplicado em pessoas privadas de liberdade (PPL).
____________
Departamento de Comunicação Social