Para traçar as próximas reformas de unidades de Saúde neste ano, a subsecretária de Saúde, Lânia Peixoto, e o engenheiro civil da Secretaria Municipal de Saúde, Tiago Silva, representaram a Prefeitura de Itabuna no encontro na sexta-feira passada, dia 20, com o diretor-geral da Faculdade Santo Agostinho de Itabuna (FASA), Luciano Tourinho,
Na reunião, foram discutidas as próximas reformas de unidades de saúde, por meio do convênio da Prefeitura com a FASA Itabuna que totalizam a entrega de mais 10 unidades. Neste primeiro momento, será priorizada a requalificação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) que trará uma nova estrutura devidamente adequada para melhoria na qualidade do serviço prestado à população.
A subsecretária de Saúde, Lânia Peixoto, afirma que essa é a prioridade do prefeito Augusto Castro (PSD). Por isso, não serão medidos esforços para a readequação do local. “Neste primeiro momento, a principal reforma será no Zoonoses. Há muitos anos o local não passa por reformas, e o objetivo é oferecer uma estrutura apropriada aos servidores, à população e aos animais”, completou.
Na Atenção Primária, mais oito postos de saúde serão entregues neste ano. Ao todo, já foram entregues13 Unidades Básicas de Saúde totalmente requalificadas pela gestão Augusto Castro. Onze e a nova base de regulação do SAMU-192, no Nova Itabuna, por meio do convênio com a FASA Itabuna e mais duas com recursos próprios do município.
Além disso, mais três unidades se encontram prestes a serem entregues, pois estão na fase final de reformas. A UBS Alberto Teixeira Barreto, no Califórnia, USF Aurivaldo Sampaio, no São Lourenço, e a USF Simão Fiterman, no Bairro Pedro Jerônimo.
A previsão para 2023 é a reestruturação dos seguintes postos: UBS Elson Duarte (Urbis IV), USF Cândido Pereira (Maria Pinheiro), USF John Leahy (Zizo), USF Manoel Leão (Manoel Leão),
UBS José Edites dos Santos (São Caetano), USF Raimundo Freire (Nova Califórnia), USF Ubiratan Moreira (Itamaracá) e USF Lourdes Alves (Jardim Primavera).
Também será requalificado o Centro de Referência em Saúde do Idoso, Hipertensão e Diabetes – PROSI/Hiperdia, do Departamento de Média e Alta Complexidade. A gestão têm priorizado atender as demandas e pedidos da população. Por isso, reestruturar toda rede de saúde pública do município é compromisso da atual gestão para garantir mais acessibilidade e qualidade de vida à população.
Legenda: Subsecretária de Saúde, Lânia Peixoto, discute reforma do CCZ e unidades de Saúde.
Foto: Ascom