Cerca de 300 pessoas foram cadastradas somente no período da manhã desta quinta-feira, dia 26, na Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso, no São Caetano, para trabalhar como vendedores ambulantes na 42ª Lavagem do Beco do Fuxico. O evento, promovido pela Prefeitura de Itabuna e Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), acontecerá de 9 a 11 de fevereiro.
O secretário municipal de Segurança e Ordem Pública (SESOP), Humberto Mattos, reforça que serão dois dias de inscrições. “Hoje e amanhã, atenderemos até as 17 horas, com intervalo para almoço”, disse. A expectativa é que até o final do dia sejam cadastradas para seleção cerca de 500 pessoas que trabalham nos mais variados segmentos: bebidas, acarajé, espetinhos de carne, etc.
“Faremos a medição da área em que serão alojados os vendedores ambulantes, para então definir quantas vagas teremos para as barracas e para os vendedores que vão trabalhar no circuito da festa com isopor”, informa o titular da SESOP.
Ele ainda destaca que das vagas disponibilizadas, 80% serão para os vendedores de Itabuna, enquanto 20% para pessoas de outras cidades e vendedores não-vinculados à Associação dos Trabalhadores Ambulantes de Itabuna (ATAMI). “Somente poderá trabalhar o vendedor que estiver cadastrado. Teremos fiscais em todo o circuito da festa”, frisou.
O secretário Humberto Mattos reforça a necessidade do cumprimento de algumas regras de segurança, tais como: evitar comercialização de alimentos com objetos pontiagudos, a exemplo dos espetinhos; garrafas de vidro ou qualquer objeto perfurocortante; circulação na festa somente com isopor médio e será proibido fazer paradas.
Moradora do Bairro Santo Antônio, a vendedora ambulante Jéssica Souza trabalha há mais de 10 anos nesta área e elogia a organização do processo de cadastramento executado pela Prefeitura de Itabuna. “Está tudo muito organizado. Agora, a expectativa é em relação a distribuição das vagas. Espero que todos consigam,” diz esperançosa.
Legenda: Vendedores ambulantes estão sendo cadastrados na Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso. Fotos: Aloísio Alves.