Prefeitura municipal de itabuna

logotipo-021

Tudo pronto para a 1ª noite da 42ª Lavagem do Beco do Fuxico em Itabuna

Está tudo pronto para abertura, logo mais as 17 horas, da tradicional Lavagem do Beco do Fuxico, que neste ano terá a 42ª edição na Travessa Adolfo Leite. Será a primeira vez desde que foi declarada patrimônio histórico e cultural, de natureza imaterial do Município de Itabuna no ano passado, por meio da à Lei Municipal nº 2.606, sancionada pelo prefeito Augusto Castro (PSD).

Logo após, já no Circuito Beira-rio, a primeira atração a se apresentar, às 18 horas, será a Banda Zorra, seguida do cantor Edu Casanova. Ainda tem Charanga da Alegria e Tiago Aquino, como última apresentação da noite.

Na sexta-feira, dia 10, a programação inclui lavagem com água de cheiro pelas baianos e blocos afros, desfile dos blocos Rixô Elétrico, Ylé Axé Odara – baianas do Grupo Encantarte, Mendigos de Gravata, Hora-Extra, Casados I… Responsáveis, Maria Rosa e Descasados. No palco do Circuito Beira Rio, as bandas Pecados Capitais, Afrodisíaco e Parangolé vão garantir a animação a partir das 18 horas.

Já no sábado, a programação começa a partir das 14 horas para a criançada com bailinho infantil, seguida da apresentação de Dani Matos e a Charanga da Alegria.  A partir das 19h30min passarão pelo palco DJ Day, Boyzinho e La Fúria. Quem encerra a festa é O Índio, que sobe ao palco a partir da meia-noite.

Na década de 80, o despachante e ex-jogador de futebol Abelardo Moreira, Bel, no seu escritório na Travessa Adolfo Leite (Beco do Fuxico), recebeu a visita do amigo engenheiro Roberto Carlos Godygrover Bezerra (Malaca), morador de Salvador, que lhe relatou a lavagem do Beco Maria da Paz, o que evoluiu para a criação da Lavagem do Beco do Fuxico.

Reduto da boemia itabunense, a Adolfo Leite concentra o ABC da Noite, do lendário Caboclo Alencar, e outros bares como a Fuxicaria, que ao meio-dia e aos finais de tarde de segunda a sábado, se enchem de amigos e clientes para o papo, a cervejinha, a batida de sabores de frutas tropicais e claro, a resenha diária sobre variados assuntos, incluindo futebol e casos prosaicos da cidade.

 

Legenda: Comerciante Alencar Pereira da Silva, o lendário Caboclo Alencar, 92 anos, no seu ABC da Noite. Foto: Pedro Augusto.

Legenda: Circuito da Beira-rio está inteiramente decorado para a festa: Fotos: Pedro Augusto.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn