Secretaria Municipal de Saúde mantém atividades de campo para eliminar Aedes aegypti em Itabuna

Nesta segunda-feira, dia 27,  Agentes de Combate às  Endemias (ACE)  da Secretaria Municipal de  Saúde, percorrem ruas e vias dos bairros de Itabuna para fazer o tratamento dos recipientes que armazenam água e evitar a criação de larvas do Aedes aegypti. O trabalho é executado com o uso de bombas interpostas para o bloqueio das formas adultas do mosquito.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, em decorrência da estiagem de verão alternada com chuvas, houve um aumento de casos de zika vírus, dengue e chikungunya. Por isso, foi reforçado o combate ao Aedes aegypti.

A coordenadora de Endemias, Lucimar  Ribeiro, informou que atualmente Itabuna está com um Índice Predial de Infestação de 1,23 %, enquanto o Ministério da Saúde preconiza abaixo de 1%.
“Nosso trabalho é de zoneamento, ou seja, em  todos os bairros há tratamento focal, coleta diária de lixo e entulhos  e ações educativas”, lembrou.

Os mutirões nos bairros envolvem Agentes de Combate às Endemias, pessoal do Departamento de Limpeza Pública e, principalmente, a comunidade que é sempre chamada a participar das ações educativas e preventivas para controle do vetor das arboviroses, inclusive com a orientação de tampar reservatórios de água.

Segundo a coordenadora do Programa de Combate às Endemias, atualmente Itabuna registra 248 casos de  dengue, 68 de  chikungunya e 7 de zika vírus.  As áreas que se destacam  em notificações de casos  são: Mangabinha , Zildolândia, Centro  e São Caetano.

Ela orienta a população a fazer vistorias semanais nos reservatórios de água. “Se houver larva,  se deve procurar um Agente de Endemias no bairro ou em uma  unidade de saúde”, disse. A população também pode ligar para Disk-Dengue (73) 3612-8324, entre as 8 e 14 horas de segunda à sexta-feira.

Legenda: Tratamento focal elimina larvas do mosquito. Foto: Arquivo