Prefeitura de Itabuna conclui mais uma etapa de combate ao mosquito da dengue no Santo Antônio

Agentes de Combate às Endemias (ACE) do Programa de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Itabuna concluiu nesta sexta-feira, dia 3, a cobertura dos imóveis do Bairro  Santo Antônio no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. O bairro apresenta índice elevado de notificações, o que levou as equipes a reforçar o trabalho em toda a área.

Ontem, dia 2, a ação foi iniciada com o tratamento focal em caixas d´água e reservatórios com a aplicação de pastilha Tech e também perifocal com inseticidas. Áreas como canais, praças e jardins e até o Cemitério Campo Santo, onde jarros com flores naturais em jazigos e túmulos foram vistoriados pelos ACE.

Nas borracharias, além da eliminação de possíveis focos de larvas, os agentes também recolheram pneus usados que serão destinados à uma empresa de  reciclagem parceira da Prefeitura de Itabuna.
Outra ação que reforçou ainda mais o trabalho dos agentes foi o bloqueio com fumacê e com bombas costais motorizadas para evitar a transmissão viral. Esse tratamento consiste na aplicação de outro tipo de inseticida em torno de algumas residências com casos suspeitos de dengue.

As equipes educativas do Programa de Endemias também atuaram no reforço ao combate a dengue com agentes caracterizados de mosquito  Aedes aegypti. Eles usaram fantoches e mensagens para orientar as famílias sobre os efeitos nocivos do mosquito para a saúde humana e a melhor forma de combater a dengue.

O supervisor dos Agentes de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Clodoaldo Oliveira, afirmou que o trabalho tem sido intenso, principalmente em bairros como Mangabinha, Zildolândia , Góes Calmon e Rua da Bananeira que apresentaram maiores índices de infestação predial nos últimos dois meses.

Legenda: Mutirão de Combate a Dengue no Bairro Santo Antônio. Fotos: Ascom