Prefeitura municipal de itabuna

logotipo-021

Vigilância em Saúde inicia mobilização para o controle e o combate a Tuberculose

Durante o mês de março,  a Prefeitura de Itabuna, por meio do Departamento de Vigilância em  Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar mobilizações para o controle e o combate à Tuberculose, doença  bacteriana que afeta os pulmões.

As atividades foram iniciadas na quinta-feira  dia 2,  com uma roda de conversa com a participação dos profissionais do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP).

A unidade da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS) atende a população em situação de rua e está aberta para jovens, adultos, idosos e famílias. Mas atenção: crianças e adolescentes podem ser atendidos somente se estiverem com algum familiar ou responsável legal (pai, mãe ou quem tiver a guarda).

A equipe do Centro POP foi orientada sobre os sintomas, tratamento e cuidado com os usuários sintomáticos ou em tratamento contra a Tuberculose, segundo a  diretora  do Departamento de  Vigilância em  Saúde, Maristella Antunes.

Ela informou que atualmente, Itabuna tem cerca de 200 pessoas com  Tuberculose com acompanhamento e em tratamento. A diretora acrescenta que a população precisa ficar atenta  aos sintomas e, em caso positivo, deve procurar  ajuda no Centro de Referência que fica no Centro de Saúde José Maria de Magalhães Neto (antigo SESP).

Entre os sintomas da Tuberculose estão: tosse; escarros com sangue; fraqueza; febre, geralmente no mesmo horário; perda de peso e sudorese a noite. O tratamento é feito com baciloscopia para diagnosticar a doença,  medicações e tem duração média de seis meses.

Durante o mês haverá buscaativa além da  roda de conversa. A mobilização é feita por uma equipe com enfermeiros, biomédicos, assistente social e psicólogo da Secretaria Municipal de Saúde.

Na próxima quinta-feira,  dia 9, os profissionais farão mais uma roda de conversa. Desta vez, com os usuários do Centro POP, próximo ao Tiro de Guerra 06/007. Na oportunidade, as pessoas atendidas vão receber orientações sobre os sinais e cuidados preventivos contra a doença.

 

Legenda: Roda de conversa preparou equipe para buscaativa de pacientes com Tuberculose. Fotos: Ascom

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn