Prefeitura de Itabuna aplica provas do processo seletivo para contratação de profissionais da Educação

A Prefeitura de Itabuna por meio da Secretaria Municipal da Educação na manhã deste domingo, dia 5, aplicou as provas do Processo Seletivo Simplificado para contratação de profissionais da Educação pelo Regime de Direito Administrativo (REDA). Há vagas imediatas e o Cadastro Reserva é para diversos cargos por seis mais prorrogáveis.
Um total de 1.886 candidatos se inscreveu, dos quais 1.376 compareceram, o equivalente a 30%, nas 34 salas de aula reservadas no campus da Unex Itabuna, antiga UniFTC, na Praça José Bastos, no centro da cidade. As vagas são para os seguintes cargos: Nível Superior: Professor com formação em Pedagogia para atuação na Educação Infantil e Ensino Fundamental I (urbano e campo) e Professor do Ensino Fundamental II. O Processo Seletivo Simplificado foi dividido em duas etapas.
O prefeito Augusto Castro (PSD) reuniu-se com o secretário Josué Brandão Júnior e os dirigentes da Secretaria Municipal da Educação para agradecer o empenho da equipe para a aplicação da prova com êxito. “Estão todos de parabéns pelo trabalho exercido com dedicação, profissionalismo e transparência. Estamos acompanhando a seleção simplificada, que tem o acompanhamento da gestão municipal e do Ministério Público da Bahia”, afirmou.
Já o secretário da Educação agradeceu a parceria coma Unex Itabuna que, além de ceder as salas de aula, ofereceu três funcionários para colaborar com a equipe na aplicação das provas. “Mesmo avisados que apenas um elevador estava em serviço, preferimos manter as provas neste campus por sua localização no centro da cidade em vez de utilizarmos escolas municipais. Tudo transcorreu de forma positiva, inclusive para pessoas com deficiência”, assinalou.
No geral, a maioria dos candidatos ao Processo Seletivo Simplificado considerou boa a formulação das questões das provas, alguns dizendo que as relativas à Portuguesa, Direito Constitucional e Geografia tiveram grau de exigência. Este foi ocaso da pedagoga Bernadete Vasconcelos. “Achei as questões sobre Geografia bem elaboradas, um pouco difíceis. Mas estou confiante na minha aprovação”, afirmou.
O candidato Ailton Rodrigues Damasceno, que concorre a uma vaga como professor de Geografia, disse que as questões contidas na prova foram de muito bom nível. “Nas relativas a Português tive alguma dificuldade, assim como as referentes ao Direito Constitucional e sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Mas estou confiante na minha aprovação”, resumiu.
Para a candidata Jamil Carlos Oliveira a prova constou de boas questões e de nível de exigência elevado, principalmente às relativas à parte gramatical. “Concorri a uma seleção semelhante em Itajuípe. Já que fui bem nas demais questões na minha avaliação é que tenho 70% de chances de aprovação”, declarou.
Ao final, a diretora do Departamento de Educação Básica (DEB) da Secretaria Municipal da Educação, Elioenai Farias, disse que todas asetapas do Processo Seletivo Simplificado puderam ser acompanhadas pelos candidatos no site oficial da Prefeitura de Itabuna em link especial. Ela também agradeceu aos mais de 60 servidores que foram fiscais de sala, banheiros, etc. e cooperaram para a aplicação das provas.

1. Legendas: 1. Campus da Unex Itabuna esteve movimentado com provas do Processo Seletivo Simplificado para a Educação. 2. e 3. Provas foram aplicadas sem intercorrências. 4. Candidato Bernadete Vasconcelos. 5. Prefeito Augusto Castro se reuniu com secretário Junior Brandão e dirigentes da SEDCU. 6. Jamile Vasconcelos. 7. Ailton Rodrigues Damasceno. Fotos Thiago Barbarruíva.