Prefeitura municipal de itabuna

logotipo-021

Mutirão da Mulher em Itabuna prestou cerca de 500 atendimentos

 

“O evento foi muito importante por permitir à Prefeitura atender pacientes com exames e consultas médicas com demandas reprimidas nas unidades de saúde e zerar filas”. O comentário é do prefeito de Itabuna, Augusto Castro, depois da realização neste sábado, dia 11, entre as 8e 13 horas, do Mutirão da Mulher que prestou cerca de 500 atendimentos nos estandes montados na Praça Rio Cachoeira e nos consultórios especializados da Policlínica Municipal Dois de Julho.
O prefeito enfatizou que o evento também serviu para finalizar as comemorações do Dia Internacional da Mulher, transcorrido no dia 8de março. “Sabemos que o dia da mulher é todo dia. Mas esse mutirão de cidadania, envolveu as secretarias municipais de Saúde, Promoção Social e Combate à Pobreza e Esportes e Lazer com ações de saúde, beleza e estética e atividades lúdicas como dança”, falou.

Também houve a oferta de consultas médicas em cardiologista, dermatologista, ginecologista e mastologista, nutrição, saúde bucal, métodos contraceptivos, oncologia e autoexame das mamas, etc., serviços de beleza, soba responsabilidade da Promoção Social, com professores, instrutores e alunos da Escola Profissionalizante Maria de Lourdes Monteiro, bem como atualização e inscrição do CadÚnico, BPC/Passe Livre.

Alguns serviços do CRAM Isabela Nascimento Seara também foram realizados, e oferecidas atividades recreativas, aula de dança, slackline e atividades na quadra poliesportiva da Secretaria de Esportes e Lazer. “Ficamos satisfeitos com os resultados alcançados. Mas, precisamos diminuir as demandas de consultas, exames e procedimentos nas unidades de saúde. A partir de abril, pretendemos iniciar as cirurgias eletivas no Hospital de Base, com o apoio do Governo Federal, que lançou um programa”, disse o prefeito Augusto Castro.

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, destacou a importância do Mutirão da Mulher em parceria com as demais secretarias. “A gente mesclou um pouco para atender a demanda reprimida e atender a demanda espontânea. Quem chegou, não saiu sem atendimento”, comentou. Ela também disse que também foi possível atualizar o cartão vacinal com a oferta de vacinas no andar térreo da Policlínica Dois de Julho.

Parceiros do Mutirão da Mulher, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna montou estande para fornecer informações e prestar alguns serviços, como destacou Saiara Aragão, supervisora do serviço de oncologia. Já o diretor geral das Faculdades Santo Agostinho de Itabuna (FASA),Luciano Tourinho, informou que a instituição tem participado de ações com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, de ações de promoção da saúde.
“Neste Mutirão da Mulher, trouxemos serviços como teste de glicemia, aferição de pressão (PA) e cuidados com autoexames de mama. “Juntos com a Prefeitura, queremos avançar ainda mais para oferecer à população saúde de melhor qualidade”, afirmou Tourinho. Também foram parceiros o LAP Laboratório, Shopping Jequitibá e Faculdade UNEX.

Legendas: 1. a 4. Prefeito de Itabuna, Augusto Castro, conversou com as mulheres ao lado da Primeira-dama Andrea Castro. 5. a 7. Mutirão da Mulher ofereceu consultas, exames e serviços na Praça Rio Cachoeira – Fotos Pedro Augusto (6)Mutirão da Mulher ofereceu consultas, exames e serviços na Praça Rio Cachoeira – Fotos Pedro Augusto.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn