Itabuna tem cerca de 90 pessoas em tratamento contra a Tuberculose, mas doença ainda é subnotificada

Nesta sexta-feira, dia 24, marca o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, doença pulmonar, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch. Atualmente, 86 pessoas estão em tratamento contra a doença em Itabuna, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde.

Na maioria das 33 Unidades Básicas e de Saúde da Família serão realizadas rodas de conversa com a comunidade sobre a tuberculose, que é transmitida pelo ar e se descoberta no início tem 100% de chances de cura.

Entres os sintomas da doença estão tosse seca ou produtiva (secreção) por mais de três semanas, febre no  final da tarde, falta de apetite e perda de peso. O tratamento é feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no Centro de Saúde José Maria de Magalhães Neto (antigo SESP). Varia de seis a  nove meses.

A enfermeira Bruna Rute Bagdede, responsável pelo agravo de tuberculose no município, falou que a doença  ainda é bastante subnotificada. “Existe negligência pelas pessoas que não têm coragem ou temor em procurar o serviço de atendimento ou mero preconceito”, afirmou.

Nesta semana, entre os dias 21 e 22,  os profissionais de saúde fizeram uma abordagem com os moradores de rua para falar sobre a tuberculose e alertá-los sobre os sintomas.

“Esse grupo é o mais suscetível à tuberculose e  tem 50% a mais de chances de desenvolver a doença, pois as pessoas vivem aglomeradas, não têm autocuidado, não procuram o serviço em tempo hábil”, afirmou Bruna. Ela disse ainda, que cinco mortes por tuberculose estão sendo investigadas pela Secretaria Municipal de Saúde.

Legenda: Rodas de conversa e dramatização integram ações nas UBS e USF na prevenção à tuberculose. Fotos: Ascom