Estagiários do Hospital de Base visitam a OPO Sul da unidade para aprender sobre doação de órgãos

Alunos do curso Técnico em Enfermagem do Centro Estadual de Educação Profissional em Biotecnologia e Saúde (CEEP), que fazem estágio no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, visitaram na manhã desta sexta-feira, dia 24, a Organização de Procura de Órgãos – OPO Sul, lotada na unidade hospital da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI).

De acordo com a enfermeira Quésia Moura, preceptora de estágio do Curso Técnico de Enfermagem do CEEP, essa é a segunda semana de estágio da turma na unidade hospitala e o objetivo da visita foi para que os alunos aprendam mais sobre a doação de órgãos. “Eles estão felizes com a oportunidade de estar aqui no hospital, agregando conhecimento para a sua formação profissional”, declarou.

A partir do treinamento, a preceptora acredita que os alunos vão poder sensibilizar pessoas a abraçarem a causa, a fim de ajudar a diminuir a fila de quem está à espera de um doador de órgãos. Foi uma manhã de novos aprendizados e os alunos serão multiplicadores desse conhecimento”, disse.

Uma das estagiárias, Sara Ferreira Santana, afirmou que foi muito importante ter assistido à palestra. “Foi bom aprender. São informações que a gente precisa passar no dia a dia, porque existe uma negação na doação de órgãos”, declarou.

Segundo a coordenadora da OPO Sul, Silvana Batista, essa é uma parceria da OPO com o Centro de Estudos. “A proposta é fazer uma sensibilização sobre a importância da doação de órgãos, uma vez que os alunos serão futuros profissionais de saúde e estarão inseridos no ambiente hospitalar”, enfatizou.

O CEEP é uma das instituições de ensino da Secretaria da Educação da Bahia que possui parceria com a unidade hospitalar, através do Centro de Estudos, para a realização de estágio complementar. O estágio do curso tem duração de quatro meses, no qual os alunos vivenciam as práticas rotineiras que um técnico de enfermagem precisa aprender para ingressar no mercado de trabalho.

O Hospital de Base de Itabuna, administrado pela Fundação de Atenção à Saúde (FASI), é referência no Sul da Bahia por ser um hospital-escola atuante na formação de profissionais da área de saúde do interior do estado. A unidade, também dispõe de dois Programas de Residência Médica: Cirurgia Geral e Clínica Médica.

Legenda: Estudantes do curso de Técnico de Enfermagem são recebidos na OPO Sul. Fotos: Ascom