Prefeitura de Itabuna divulga calendário de vacinação contra agravos à saúde e Covid-19

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou o calendário de vacinação contra o Covid-19 nesta semana até o dia 31, das 8 as 11 e das 13 às 16h em todas unidades de saúde. Vale ressaltar que as ampolas são abertas até às 15h para evitar desperdício de doses.

Para a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos, a primeira, segunda ou terceira dose da Pfizer estarão disponíveis. Para adultos e idosos, a primeira, segunda, terceira ou quarta dose contra o Covid-19 será aplicada em pessoas maiores de 18 anos sem comorbidade conforme disponibilidade na unidade.

REFORÇO BIVALENTE

A vacina Pfizer Bivalente traz em sua composição a imunização contra novas cepas do Covid-19, incluindo a variante Ômicron. Nesta semana, a substituição já acontece para o primeiro e segundo reforço (terceira e quarta dose) em idosos com idade a partir de 60 anos ou com sem comorbidade. E também, para gestantes, puérperas e pessoas com imunossupressão com idade a partir de 12 anos.

E ainda, pessoas com deficiência permanente com idade a partir de 12 anos, trabalhadores da saúde da rede pública ou privada, e trabalhadores  das instituições de longa permanência.

A documentação necessária é o RG, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina com registro das doses anteriores.

VACINAÇÃO DE ROTINA

Da segunda-feira à sexta-feira, das 8 as 11 e das 13 às 16h são aplicadas todas as vacinas de rotina para todos os públicos (adolescentes, adultos e idosos) nas UBS.

Vale pontuar que a criança ou adolescente menor de 20 anos que não possui registro vacinal contra Meningite C poderá fazer dose única, exceto adolescente de 11 a 14 anos que terão direito a Meningite ACWY.

Além disso, profissionais de Saúde que nunca fizeram uso da vacina contra Meningite C terão acesso a dose única.

A documentação necessária é o RG, CPF ou cartão do SUS e cartão de vacina com registro de outras vacinas.

VACINAÇÃO INFANTIL NAS UBS e USF

Todas as quintas-feiras nas Unidades Básicas e de Saúde da Família acontece a vacinação infantil para crianças de 6 meses a menores de 12 anos.

Crianças de 6 meses a 2 anos 11 meses e 29 dias recebem a primeira, segunda ou terceira dose da Pfizer Baby. Crianças de 3 e 4 anos recebem a primeira ou segunda dose da Coronavac ou ainda a terceira dose da Pfizer Baby se cumprido o intervalo de pelo menos 4 meses.

Crianças de 5 a 11 anos recebem a segunda dose da Coronavac, ou ainda, a primeira, segunda ou terceira dose da Pfizer Pediátrica. Adolescentes de 12 a 17 anos e adultos de 18 a 69 anos recebem a segunda dose da Coronavac.

A documentação necessária é a certidão de nascimento (para crianças), CPF e cartão de vacinação. Vale destacar que serão atendidas crianças com ou sem comorbidade acompanhadas dos seus respectivos responsáveis.

VACINAÇÃO DE REFORÇO COM A PFIZER BIVALENTE NOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Nesta semana, também ocorre ação de intensificação da Rede de Frio (antigo SESP) para aplicação do reforço da Pfizer Bivalente contra o Covid-19 para profissionais de saúde nos seus respectivos locais de trabalho.

Nesta segunda-feira, dia 27, das 14 às 17h, a aplicação do reforço acontecerá na Policlínica Municipal 2 de Julho para os profissionais de saúde da unidade e de todo departamento da Média e Alta Complexidade da Secretaria de Saúde.

Na terça, dia 28, das 9 às 12h, o reforço Bivalente será aplicado nos profissionais de saúde na Vigilância em Saúde para todos os profissionais que fazem parte do departamento.

Na quarta, dia 29, das 9 às 11h, e das 18 às 20h, será a vez dos trabalhadores de saúde do Hospital Manoel Novaes.

Na quinta-feira, dia 30, das 9 às 11h, o reforço Bivalente será aplicado na sede da Secretaria Municipal de Saúde para trabalhadores que atuam no prédio e para profissionais da Odontocentro.

Vale destacar que nestes locais só serão vacinados os trabalhadores de saúde que atuam nos mencionados estabelecimentos.  A documentação necessária é o CPF e cartão de vacina.

Legenda: Secretaria Municipal de Saúde divulgou calendário de vacinação em Itabuna. Foto arquivo