Prefeitura municipal de itabuna

logotipo-021

Secretário de Transportes propõe a realização do Fórum Municipal de Mobilidade Urbana em Itabuna

 

O secretário municipal de Transportes e Trânsito, Thales Silva, propôs na Câmara de Vereadores de Itabuna a realização do Fórum Municipal de Mobilidade Urbano com o objetivo de debater os problemas, identificar potencialidades e fragilidades do sistema de transporte público. Ele participou na tarde desta segunda-feira, dia 27, de Audiência Pública proposta pelos vereadores.

Segundo Thales, além de apontar soluções para a melhoria do transporte coletivo urbano e demais serviços prestados pelo segmento, a exemplo de táxis, mototáxis e transporte por aplicativo, haverá a exata compreensão das necessidades da população no dia a dia nos deslocamentos para o trabalho, a escola e atividades cotidianas.

A Audiência Pública contou com a participação de um bom público, mas as principais questões foram apresentadas apenas pelos legisladores, tendo o secretário de Transportes e Trânsito respondido aos questionamentos. Dentre os assuntos, foram abordaram questões relacionadas à reclamações sobre ônibus do transporte público, bem como sobre a Concorrência Pública para a escolha de novas empresas para o sistema.

“A Câmara Municipal de Vereadores, enquanto poder legítimo de representação e de fiscalização da Administração Pública, têm essa prorrogativa de convocar secretários municipais para esclarecimentos. Portanto, viemos e consideramos bastante positiva esta iniciativa. Pudemos tornar públicas ações do governo municipal visando à melhoria do sistema de transporte coletivo” disse o secretário.

Thales disse ainda que, para além da audiência, é imprescindível que a Câmara de Vereadores seja parceira da SETTRAN na realização do Fórum Municipal de Mobilidade Urbana. “O transporte de passageiros em Itabuna é algo que vai além do ônibus, porque diz respeito à mobilidade da população que também se utiliza de meios alternativos de transporte, como táxis, mototáxis e serviços de aplicativos”, afirmou o secretário.

Quanto à Concorrência Pública para novas empresas que passarão a operar o transporte coletivo, Thales Silva informou que a primeira etapa foi iniciada no dia 21 de março e o processo de habilitação das empresas que vão participar da concorrência segue.

Ele disse também que a fiscalização dos serviços prestados emergencialmente pela empresa Atlântico Transportes à população, é uma ação constante e prioritária da Diretoria de Transportes da SETTRAN. Segundo Thalels, atualmente são 40 linhas de ônibus em operação, com sistemas bairro-bairro, bairro-centro e integração com frota de 60 veículos.

O consultor da Atlântico José Carlos Alves enfatizou o esforço da empresa em atender às necessidades dos usuários do transporte coletivo urbano. Ele revelou aos vereadores que no pós-pandemia da Covid-19 houve redução significativa na quantidade de passageiros transportados e assegurou ser improvável que o sistema volte a operar com como antes com 90 veículos,

Segundo o consultor, entre segunda e sábado a frota faz 26 mil viagens, percorrendo nove mil quilômetros, totalizando 300 mil quilômetros por mês, para cumprimento de seu contrato emergencial com a Prefeitura. Quanto às quebras de veículos relatadas pelos vereadores, José Carlos disse que há reposição imediatada. “As chuvas danificam a malha viária e não há como se evitar danos, apesar de a Prefeitura estar intensificando a execução de operações tapa-buracos e de recomposição asfáltica”, justificou.

Ao final da audiência o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Erasmo Ávila, agradeceu aos secretários Thales Silva (SETTRAN) e Rosivaldo Pinheiro (Governo), ao consultor da Atlântico Transportes. Ele elogiou o atendimento prestado pela Secretaria de Transportes e Trânsito à população e disse da disposição do Poder Legislativo em contribuir para que a comunidade itabunense tenha cada vez mais um serviço de transporte coletivo de melhor qualidade possível.

Legenda: Audiência Pública no Plenário Raymundo Lima debateu transporte em Itabuna. Fotos: Pedro Augusto.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn