Itabuna avança para cumprir até 2024 Meta 1 do Plano Nacional da Educação

O município de Itabuna está dando um passo significativo para o cumprimento da Meta 1 do Plano Nacional da Educação (PNE) quanto à universalização da ofertada educação infantil na creche e pré-escola para crianças de zero a 5 anos, segundo o padrão nacional de qualidade.

Por determinação do prefeito Augusto Castro, desde 2022 a Secretaria Municipal da Educação (SEDUC) está colocando em prática o Planejamento Estratégico, que prevê investimentos na aquisição de insumos e requalificação da estrutura física em 24 unidades da Rede Municipal de Ensino, que atuam no segmento da Educação Infantil.

A partir da execução de um Plano-Piloto no Centro de Educação Infantil – Escola Lúcia Oliveira, no centro, a SEDUC iniciou uma série de intervenções em creches e escolas da educação infantil. Incluem obras de reforma, requalificação e revitalização, visando caracterizá-las de fato como ambientes educativos voltados para a primeira infância.

Tais mudanças, com mínimo de qualidade, já é percebida, em unidades escolares como Escola Maria Raimunda e no Centro de Educação Infantil Gil Nunes Maia, além da Escola Lúcia Oliveira. Para além das intervenções na infraestrutura escolar, a Prefeitura também está investindo recursos próprios na aquisição de novos mobiliários e insumos.

O objetivo é que até o início do ano letivo de 2024 as unidades tenham equipamentos como conjuntos psicomotores e de trânsito, estantes expositoras e organizadoras, playgrounds com parque infantil, pisos intertravados de polipropileno com temas lúdicos e educativos, armários, aparelhamentos para cozinhas e refeitórios e mobiliários para salas (incluindo mesas para cadeirantes).

Os investimentos na reestruturação da Educação Infantil também contemplam aquisição de kits de brinquedos e jogos educativos e inclusivos, a exemplo de fantoches, blocos de encaixes com formas geométricas, material dourado de madeira e ábaco, estes últimos para o desenvolvimento da aprendizagem de cálculos e operações básicas.

Segundo o secretário da Educação, Josué Brandão Júnior, a priorização na Educação Infantil com investimentos em recursos próprios deve-se à austeridade fiscal e à racionalidade na aplicação das receitas municipais da gestão do prefeito Augusto Castro (PSD).

“É graças à economia gerada que está sendo possível reestruturar as unidades escolares e assegurar aos filhos e filhas dos trabalhadores o acesso à Educação Infantil de qualidade, com espaços mais dignos e recursos adequados ao desenvolvimento cognitivo”, afirmou. Júnior Brandão disse ainda que, diferente do quê muitos pensam, a creche e a pré-escola não é somente espaço para brincar.

“Está comprovado cientificamente que a fase dos cinco primeiros anos de vida da criança é mais importante para a segmentação da aprendizagem. Portanto, agradecemos a sensibilidade de Augusto Castro em priorizar investimentos na melhoria das unidades educacionais, visando assegurar o acesso à educação de qualidade com modernas tecnologias aos nossos meninos e meninas”, finalizou.

Legenda: Piso intertravado com temas lúdicos nas Escolas da Educação Infantil e creches. Fotos Ascom

Legenda: Dirigentes da Educação Infantil e Creches comemoram chegada de brinquedos educativos. Fotos Ascom