Prefeitura municipal de itabuna

brasao

Hospital de Base promove capacitação sobre Terapia Enteral e Parenteral para internos de medicina e médicos residentes

O Hospital de Base promove capacitação sobre Terapia Enteral e Parenteral para internos de medicina e médicos residentes O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, através do Núcleo de Educação Continuada em Saúde (NEPS) e da coordenação de Nutrição, realizou na segunda-feira, dia 3, uma capacitação sobre “Noções Básicas de Terapia Enteral e Parenteral”.

O treinamento, voltado para o público-alvo de residentes em Cirurgia Geral e alunos internos de Medicina da UESC e da Faculdade Santo Agostinho de Itabuna (FASA) aconteceu no auditório e foi ministrado pelo médico nutrólogo da unidade hospitalar Victor Eduardo Andrade Marques.

O objetivo, segundo o profissional, foi passar uma noção geral da nutrição enteral e parenteral para os residentes e internos. “Sabendo identificar o problema, a solução vem mais fácil. Às vezes, acontece de o paciente estar desnutrido e eles não conseguirem identificar que existe um problema”, explicou.

O médico Victor também destacou a importância de os profissionais aprenderem a identificar as dietas enteral e parenteral, de acordo com a necessidade de cada paciente. “Mesmo tendo nossa equipe para dar o suporte, eles precisam dar o pontapé inicial”, enfatizou.

A interna de medicina da UESC, Laiza Pessotti, disseque a capacitação foi fundamental. “Estávamos com dificuldades para entender mais acerca dessa rotina. Como também indicamos a nutrição, precisamos saber como ela funciona na prática médica”, declarou.

O nutrólogo abordou sobre as indicações, contraindicações e forma de preparo, quais exames solicitar e como monitorizar esse tipo de nutrição, o que foi muito positivo na opinião da futura médica.

“Já conseguimos mudar a conduta de alguns pacientes depois desse treinamento, além de aproximar mais as equipes de internos e residentes, gerando um cuidado integrado e multiprofissional com os pacientes”, completou.

A Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional (EMTN) é mais um dos serviços que o Hospital de Base, administrado pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), oferece aos pacientes que necessitam de dieta especial. Para se ter uma idéia o custo de uma Nutrição Parenteral NPT, bolsa de 1.000 kcal (calorias) e 1.440ml é de R$ 322,90.

 

Legenda: Médicos residentes e internos participam de capacitação no Hospital de Base. Fotos Ascom

Legenda: Laiza Pessotti, uma das internas de medicina da UESC que atuam no HBLEM. Foto Ascom

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn