Prefeitura municipal de itabuna

logotipo-021

Casos de dengue continuam estabilizados segundo Prefeitura de Itabuna

 

Um relatório divulgado nesta quinta-feira, dia 13, pela Prefeitura de Itabuna, por intermédio do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde, indica que os casos de dengue no município continuam estabilizados. O documento informa que de janeiro a abril deste ano, foram confirmados 629 casos de dengue, 424 de chikungunya e 34 de zika vírus.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Maristella Antunes, disse que essa estabilidade se deve ao trabalho diário conjunto e ao esforço permanente dos Agentes de Combate às Endemias (ACE), agentes da Vigilância Sanitária e aos departamentos de Atenção Básica e de Limpeza Pública.

As ações no combate ao Aedes aegypti são desenvolvidas diariamente por meio de visitas domiciliares, tratamento focal com larvicida, mutirões a remoção de lixo e entulhos (bota-fora), recolhimento de pneus usados em depósitos e áreas públicas e ainda a borrifação com bomba costa. Além disso, há educação ambiental permanente junto à população.

“Mas é preciso que a comunidade junte-se a nós nessa luta que é de todos e continue vigilante e mobilizada fazendo sua parte dentro das casas para evitar água parada em qualquer recipiente, mesmo que seja uma simples tampinha de garrafa que pode se transformar num criadouro” afirma a diretora Maristella Antunes.

Segunda ela, é importante que os moradores denunciem possíveis próximo de casa e casos suspeitos de dengue, o que ajuda os profissionais de saúde a localizar e eliminar qualquer larva do mosquito. Maristella lembra que os 172 Agentes de Combate às Endemias se dividem em equipes para o trabalho de prevenção das arboviroses, a partir das 7 horas de segunda a sexta-feira e à noite, algumas vezes, com o trabalho de borrifação com inseticida.
“Fazemos nossa parte, mas a responsabilidade deve ser de todos os cidadãos, pois se cada um colaborar, poderemos diminuir os números de casos e de infestação predial e sair estado do alerta amarelo, que ainda persiste no município”, conclui a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde.

Denúncias de possíveis criadouros ou casos suspeitos de dengue em qualquer parte da cidade podem ser feitas pelo do Disk-Dengue no telefone (73) 3612-8324 ou ainda no Instagram: @endemiasemfoco.

 

Legenda: Tratamento focal é executado em toda a cidade de Itabuna pelos Agentes de de Combate às Endemias (ACE) – Foto arquivo.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn