EMASA e Prefeitura avaliam áreas para implantação do Projeto Mais Água para a Cidade III na zona norte de Itabuna

Técnicos da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (EMASA) e do setor de Cadastro Imobiliário da Prefeitura de Itabuna avaliam novas áreas na zona norte da cidade para implantação de um sistema complementar de abastecimento de água.

O Projeto Mais Água para a Cidade III vai exigir a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA), um reservatório apoiado, uma estação elevatória e um reservatório principal de distribuição.

O Projeto Mais Água para a Cidade III vai beneficiar aproximadamente 55 mil pessoas do Nova Califórnia, Califórnia, Santa Inês, condomínios residenciais Jardim América I e II e Vida Nova, Parque Verde, Parque Boa Vista e Loteamento Paraíso.

Para Raymundo Mendes Filho, presidente da EMASA, a empresa está trabalhando com projetos estruturantes que vão melhorar a vida das pessoas e proporcionar um salto desenvolvimentista em Itabuna.

“O prefeito Augusto Castro (PSD) tem uma visão de futuro. Os investimentos que estão sendo realizados na EMASA proporcionarão a população uma melhor qualidade de vida e servirá como ferramenta de atração de novos investimentos públicos e privados para a cidade”, acredita Raymundo Mendes Filho.

Segundo o gerente Técnico da EMASA, João Bitencourt, depois de definidos os locais que abrigarão o novo sistema complementar de abastecimento, serão realizados o levantamento topográfico e estudo de concepção do projeto.

“Com a conclusão dessa etapa do Mais Água para a Cidade haverá também a ampliação das redes adutora e secundária, eliminando em definitivo o sistema de manobras para essa região da cidade, um problema que se arrasta há pelo menos 50 anos, desde que Itabuna passou a contar com água tratada captação na Estação do Rio do Braço, na década de 70”, assegura Bitencourt.

A primeira etapa do Projeto Mais Água para a Cidade, já conta com pouco mais de 60% da rede adutora implantada de um total de 6.049 metros e 30% da rede secundária, que totaliza 2 mil metros. Também serão implantados dois grandes reservatórios de distribuição de água tratada, com capacidade de armazenar cinco milhões e três milhões de litros de água.

Gerônimo Neves, agente de Fiscalização da Prefeitura de Itabuna e os gerentes da EMASA, João Bitencourt (Técnico) e Angelo Lucena (Planejamento), buscam áreas para a implantação do Projeto Mais Água para a Cidade III, na zona norte de Itabuna

Praça da Piedade, no Califórnia, um dos bairros que será beneficiado com o Projeto Mais Água para a Cidade III (Foto: NaChapaQuente).