Prefeitura de Itabuna inicia Mutirão de Mamografias em unidade móvel do Governo do Estado

“Uma agente comunitária foi que me alertou sobre a mamografia. Por isso, resolvi fazer o exame”, disse dona Edna Palma, 68 anos, uma das mulheres atendidas pela Unidade Móvel do Governo do Estado que dá apoio a Prefeitura de Itabuna no Mutirão de Mamografias para o rastreio do câncer de mama. A Carreta de Mamografias Itinerante da Secretaria de Saúde da Bahia atende mulheres, com idade entre 50 a 69 anos, residentes na cidade.

Os atendimentos começaram nesta segunda-feira, dia 24, em frente ao antigo SESP e prosseguem até 11 de maio. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é a de realizar 2.250 mamografias. “O exame é fundamental para esse rastreio em mulheres com idade entre 50 a 69 anos. As mulheres precisam buscar uma requisição nas Unidades Básicas de Saúde”, disse a secretária Lívia Mendes Aguiar.

Segundo ele, a mamografia fica pronta em até 40 dias. Se houver alguma alteração, a paciente faz uma ultrassonografia e biópsia. Em caso de resultado positivo para câncer, a mulher vai iniciar o tratamento gratuito oferecido pelo Governo do Estado. “Para fazer a mamografia, é preciso estar dentro faixa etária, ter feito o exame há mais de um ano e ter a mama íntegra, ou seja, sem cicatriz”, explicou a secretária.

O Mutirão da Mamografia é voltado para a demanda reprimida. Também foi realizada uma busca-ativa pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para chegar até as mulheres que precisam fazer o rastreio. “A prioridade foi a demanda reprimida. Por isso, vamos oferecer todo acolhimento”, disse a supervisora da Atenção Primária Jaimeire Pessoa.
Algumas mulheres foram agendadas pela unidade de saúde, enquanto outras vieram como demanda livre, com atendimento de pacientes pela manhã e pela tarde. Nesse primeiro dia, o atendimento foi para pacientes das agendadas pelas Unidades de Saúde Alberto Teixeira Barreto, no Califórnia, John Leahy, no Zizo, e Cândido Pereira, no Maria Pinheiro.
Jaimeire afirmou que as mulheres da zona rural também serão contempladas com o rastreio. Os veículos da frota da Prefeitura vão buscar as pacientes em localidades como Serrado, Mutuns, Itamaracá, Roça do Povo, Ribeirão Seco, condomínio São João e Rua de Palha.

A dona de casa Lucilena Porto, tem 53 anos e nunca tinha feito a mamografia. Mas, graças ao incentivo de uma amiga, resolver fazer o exame, que é gratuito. “Eu sempre tive medo. Mas agora vou me cuidar e realizar o exame todo ano”, falou.

Legenda: Estande montado em frente ao Centro de Saúde José Maria de Magalhães (antigo SESP) dá suporte ao Mutirão da Mamografia em Itabuna. Fotos: Ascom