A Secretaria Municipal da Educação (SEDUC) doou um smartphone à Guarda Civil Municipal (GCM). O aparelho vai permitir receber chamados e demandas relativas a ocorrências e necessidades das unidades escolares da Rede Municipal de Ensino de Itabuna.
A titular da SEDUC, Adriana Tumissa, afirma que é fundamental garantir paz e a segurança nas unidades escolares num momento em que casos de violência são registrados com mais freqüência em unidades de ensino em diversas partes do país. O celular vai facilitar o acionamento da Guarda Civil Municipal pelos gestores escolares.
A secretária adianta que a doação do celular é parte dos acordos firmados pela SEDUC com os órgãos públicos municipais durante encontros determinados pelo prefeito Augusto Castro (PSD) para avaliar a questão. “Estamos unidos trabalhando conjuntamente para garantir a segurança dos estudantes e profissionais de educação em nosso município”, disse Tumissa.
Ela afirma que a melhor forma de prevenir e combater a violência e o bullying nas unidades escolares é envolvendo a comunidade, principalmente em projetos de longa duração voltados para a promoção da segurança e tranquilidade no ambiente escolar.
Para a secretária para o combate efetivo à violência nas escolas a organização de um Comitê de Segurança, integrado por diretores, professores, pais e alunos que somem ideias, sugestões e projetos que ajudem aos esforços dos órgãos públicos em Itabuna e um dos passos apontados para o envolvimento da sociedade.
Legenda: Secretária municipal da Educação, Adriana Tumissa, ladeada por coordenadores da Guarda Civil Municipal – Foto Ascom