Prefeitura municipal de itabuna

logotipo-021

Secretários de Governo e da Agricultura e Meio Ambiente visitam ONG Bicharada

Os secretários municipais de Governo, Rosivaldo Pinheiro, e de Agricultura e Meio Ambiente, Moacir Smith Lima, visitaram a sede da organização não-governamental Bicharada na quarta-feira, dia 3. Os representantes da Prefeitura de Itabuna estiveram acompanhados de quadros técnicos de ambas as secretarias.

O quiseram conhecer a realidade das instalações da OGN que se dedica a cuidar de animais domésticos abandonados, principalmente cães e gatos. A visita pode ensejar o planejamento de estratégias para que a Administração Municipal possa ajudar ainda mais o grupo de voluntários de uma causa tão nobre.

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), tem a causa da proteção dos animais entre seus projetos, já tendo autorizado a requalificação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), situado na Rua São José, nº 122, no Bairro do Antique, por meio de convênio com a Faculdade Santo Agostinho de Itabuna (FASA).

Enquanto a reforma não se inicia, os setores administrativo e de vacinas do Departamento de Controle de Zoonoses (DCZ) da Secretaria Municipal de Saúde funciona, temporariamente, na antiga base do SAMU-192, em frente à Catedral de São José, na Rua das Nações Unidas, no centro de Itabuna.

O secretário Moacir Smith Lima reforçou que existem leis e organizações que lutam pela proteção e bem-estar dos animais, incluindo ações como o combate ao abuso e crueldade e que a ONG Bicharada é um exemplo disso. Ele acrescentou que o município estará presente apoiando de forma efetiva a instituição.

Já o diretor do Serviço de Inspeção Municipal, médico veterinário DJonathan Barros disse que é uma satisfação poder conhecer um trabalho belíssimo que é desempenhado pelos cuidadores voluntários que estão ali de forma tão eficaz e fazem a diferença na vida dos animais e na sociedade.

O diretor de Meio Ambiente, Allan Feitosa, disse que quando o lixão de Itabuna foi desativado pela administração do prefeito Augusto Castro, o primeiro passo foi dado no socorro aos animais abandonados. O próximo passo é ouvir as necessidades das ONGs, inclusive porque anualmente há campanha de vacinação de animais domésticos contra raiva de cães e gatos.

Na visita, houve a entrega de materiais de limpeza em geral como água sanitária, desinfetante, luvas, detergente líquido, vassouras, rodos, sacos de lixo, etc. Na visita, o trabalho da médica veterinária e presidente da ONG Bicharada, Marcela Andrade, foi elogiado, assim como o amor e a dedicação d os voluntários, que também ficaram felizes com as doações da Prefeitura de Itabuna.
Também estiveram presentes ao encontro o Chefe de Gabinete da SEAGRIMA, Marcelo Lisboa, o engenheiro agrônomo Pedro Jerônimo e o técnico agrícola, Cleumo Henrique (Pardal).

 

Legenda: Secretários Moacir Smith Lima e Rosivaldo Pinheiro com os técnicos na visita à ONG Bicharada – Fotos Ascom.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn