OPO Sul do Hospital de Base recebe novo aparelho de Eletroencefalograma

A Organização de Procura de Órgãos – OPO Sul do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães recebeu nesta quinta-feira, dia 4, um novo aparelho de Eletroencefalograma, um notebook e uma impressora. A unidade hospitalar é vinculada à Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI).

Os equipamentos resultaram de uma solicitação da OPO da unidade hospitalar junto à Coordenação do Sistema Estadual de Transplantes (COSET), que integra a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) para atender as demandas. Toda a intermediação se deu através da Secretaria Municipal de Saúde.

O aparelho de Eletroencefalograma tem por finalidade a realização do exame para o protocolo de morte encefálica e, segundo a coordenadora da OPO SUL, Silvana Batista, será de grande valia para a equipe, pois possibilita um diagnóstico mais rápido para o paciente.
“Embora o Hospital de Base também realize exames complementares, o eletroencefalograma é essencial para poder fechar o protocolo”, diz.

O diagnóstico da morte encefálica, quando ocorre a completa e irreversível parada de todas as funções do cérebro, é um direito do paciente e de sua família, pois evita tratamentos ineficazes e oportuniza os familiares a optarem pela doação de órgãos.

Legendas: 1. Presid. FASI, Roberto Pacheco Jr, Vladson Cruz, supervisor Administrativo-financeiro Eduardo Oliveira , coord. geral de enfermagem, e Silvana Batista, coord. da OPO Sul. 2. Equipamentos doados pela SESAB à Opo Sul do Hospital de Base – Fotos Ascom