Considerada uma das maiores escolas da Rede Municipal de Ensino, o Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC) Jorge Amado encerra nesta quarta-feira, dia 31, o 1º Seminário de Pais e Responsáveis, depois da adoção da modalidade vetor disciplinar, implantada na unidade em novembro, com o apoio da Polícia Militar.
Serão palestrantes a psicóloga Maria Andreia dos Santos, que abordará o tema “Como líder com as emoções dos adolescentes” e o professor e diácono Alexandro Dias, com o tema “O Cuidado parental à luz do Pai Nosso”. As palestras se iniciam a partir das 18h30min, tendo como cerimonialista a professora Zelita Veloso.
Nesta terça-feira, dia 30, às 18jh30min, acontece a palestra “Cuidados parentais e desenvolvimento sócio emocional”, com a psicóloga Adriana Santana, seguida do tema “Família relação de respeito e responsabilidade mútua”, com a advogada Nélia Ferreira da Silva, sendo cerimonialista a psicóloga Simone Nogueira.
Com o tema “Seus filhos serão quem você é, portanto, seja quem você quer que eles sejam”, no primeiro dia do seminário foi apresentado aos pais como o modelo vetor disciplinar está contribuindo para a melhoria do ensino na escola.
Há mudanças positivas tanto no que se refere ao comportamento dos estudantes dentro e fora de sala, como também na qualidade de ensino, garantindo, principalmente, melhores condições de trabalho para os professores. Além disso, foram apresentadas equipes pedagógica (gestão, coordenação e professores) e militar (diretor militar e auxiliares).
Para a diretora pedagógica do CAIC e idealizadora do evento, a professora Geórgia Guerra, “pais ou os responsáveis são a primeira referência comportamental da criança e do adolescente. Por isso, é comum que copiem deles não só o falar e o andar, como também atitudes e hábitos de vida, dentre eles, acompanhar a vida escolar dos filhos. Foi nessa perspectiva que pensamos esse seminário”, disse.
Para dona Valcione Silva, mãe de estudante e moradora do bairro Novo Jaçanã “é importantíssimo que os pais acompanhem seus filhos em tudo na escola, pois assim será possível ter a certeza de que o ensino está sendo bem aproveitado, ainda mais agora que a escola tem esse novo modelo de ensino que é o do ‘Colégio da Polícia Militar’”.
Atualmente, o CAIC Jorge Amado atende mil estudantes nos turnos matutino e vespertino, vinculados ao vetor disciplinar (Modelo CPM).
Legendas: 1. Mãe de estudante do CAIC Jorge Amado, dona Valcione Silva aprovou o Modelo CPM e a programação do seminário. 2. Professora Geórgia Guerra, diretora pedagógica do CAIC Jorge Amado. Fotos Eric Souza.