Hospital de Base adere à programação do Dia do Meio Ambiente da Prefeitura de Itabuna

O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), aderiu à programação da Prefeitura relativa ao Dia do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho.

Pensando no tema da campanha que é sobre logística reversa, com foco no lixo eletroeletrônico, a unidade hospitalar instalou um Ecoponto no corredor do Setor Administrativo para a coleta desse tipo de material.

Os funcionários que tiverem aparelhos velhos (celulares, carregadores, pilhas, etc.) poderão trazer para o descarte no Ecoponto. A coleta no hospital será feita até o dia 5 destinado à reciclagem.
De acordo com o engenheiro ambiental Guilherme Malta, a ideia é cada vez mais a instituição se incorporar ao Programa Recicla Itabuna, através da conscientização, tentando promover a logística reversa e desenvolver a educação ambiental junto aos colaboradores.

“É preciso potencializar a quantidade de material reciclável que é destinado à Associação dos Agentes Ambientais e Catadores de Recicláveis de Itabuna (AACRI), chamando a atenção dos colaboradores para que possamos realizar o descarte correto do lixo eletrônico”, afirmou.

O Hospital de Base de Itabuna já realiza alguns trabalhos e promove ações de responsabilidade socioambiental com os colaboradores, além da reciclagem através de parcerias, a exemplo da AACRI.

A cada mês são coletadas na unidade hospitalar cerca de uma tonelada de papelão, enquanto a Reoba Reciclagem, empresa de biotecnologia, coleta óleo vegetal utilizado no Setor de Nutrição da unidade hospitalar.

Outros materiais plásticos como: copos, embalagens de soro e vaso de produtos saneantes também são recolhidos para reciclagem. Já os materiais que apresentam risco biológico são coletados através da TRR, empresa especializada na coleta de resíduos perigosos.

Legenda: Hospital de Base instalou um Ecoponto no corredor do Setor Administrativo para a coleta de material. Fotos Ascom.