Itabuna implanta Projeto Conecta Bahia para garantir Internet gratuita à população

A Prefeitura de Itabuna promove a inauguração do WI-FI gratuito do Programa Conecta Bahia, em parceria com o Governo do Estado, contando com a presença do prefeito Augusto Castro e da Chefe de Gabinete da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (SECTI), Mara Clécia Dantas Souza. A solenidade acontece nesta quinta-feira, dia 1º, às 10 horas, na Praça José Bastos, centro, seguida de visita guiada.

Pelo projeto, o acesso à Internet do do WI-FI gratuito do Programa Conecta Bahia pode ser feito nas praças Alice Monteiro, no Santo Antônio; Piedade, no Califórnia; Rio Cachoeira, no Góes Calmon; e Otávio Mangabeira, no centro, além da José Bastos. Itabuna foi uma das cidades contempladas pelo Programa que garante à população o acesso em logradouros e praças públicas à rede mundial de computadores.

O serviço é o resultado de um convênio assinado no ano passado entre a Prefeitura, através das secretarias municipais de Planejamento (SEPLAN) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (SECTI). Inicialmente, está sendo implantado em cinco praças.

“A internet gratuita possibilita aos cidadãos se conectarem com o mundo e se aproximarem ainda mais das ações governamentais, permitindo a inclusão no mundo digital”, destacou a titular da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fonte, responsável pela SEPLAN à época da assinatura do convênio.

Segundo ela, a inclusão do município foi mais uma conquista da gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) que trará benefícios para muitas famílias, principalmente aquelas com maior dificuldade financeira para acessar o serviço privado de Internet.

Para o secretário de Gestão e Inovação, Moisés de Carvalho, o serviço da Banda Larga é considerado uma das estratégias fundamentais para o desenvolvimento econômico e social dos municípios e um importante veículo da inserção social do cidadão. “Esta é a vantagem que proporciona o Conecta Bahia patrocinado pelo Governo do Estado”, afirmou.

“Também é uma poderosa ferramenta para a divulgação do conhecimento e das ações governamentais, bem como para a aproximação dos cidadãos dos serviços públicos”, concluiu o secretário de Gestão e Inovação.

Legendas: Praça José Bastos ganhou novo layout, paisagismo modernos e WI-Fi gratuita- Fotos Pedro Augusto (arquivo)

Legenda: Praça Alice Monteiro, no Bairro Santo Antoni, também ganha WI-Fi gratuita depois de requalificada – Foto arquivo