Prefeitura municipal de itabuna

logotipo-021

Projeto Conecta Bahia é inaugurado em Itabuna com cinco praças com acesso WI-FI gratuito

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), participou nesta quinta-feira, 1º, da solenidade de inauguração do acesso WI-FI gratuito do Programa Conecta Bahia, na Praça José Bastos, centro. A iniciativa do Governo do Estado, em parceria com o município, garante internet gratuita à população em cinco praças, inicialmente.

Em Itabuna, os pontos de acesso foram implantados também nas praças Alice Monteiro, no Santo Antônio; Piedade, no Califórnia; Rio Cachoeira, no Góes Calmon; e na Otávio Mangabeira, também no centro da cidade. “É um programa que facilita o acesso das comunidades à internet e só temos agradecer ao governo estadual por essa iniciativa” , disse o prefeito.

Augusto Castro lembrou que o lançamento do ponto WI-FI na Praça José Bastos é um marco, já que há anos aquele equipamento público estava destruído, sem manutenção apesar de cercado por comércio e faculdades. “Itabuna é um pólo regional e recebe 50 mil pessoas por dia no comércio e setor de serviços,” destacou.

O lançamento contou com a presença da Chefe de Gabinete da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, Mara Souza. Ela disse que o governador Jerônimo Rodrigues pretende instalar o programa em quatro mil praças em todo o estado. “É um programa amplo que visa popularizar o acesso à rede, tanto para empreender, quanto para o lazer”, falou.

A expectativa é que nos próximos quatro anos a internet gratuita chegue às zonas rurais. “A idéia do Governo do Estado é levar o sinal de Internet para municípios que ainda não tenham o Programa Conecta Bahia. Após essa rodada de adesão o Conecta será disponibilizado aos municípios, mas com foco na área rural”,afirmou o secretário de Gestão e Inovação do município, Moisés de Carvalho.

O programa Conecta Bahia já chegou a 125 cidades baianas. A rede está disponível para até 250 pessoas em cada ponto. “Até o final dessa gestão o Governo da Bahia deve chegar até as quatro mil praças públicas” reforçou Mara Souza.

O estudante de Administração Luan Ferreira, reside em Floresta Azul e estuda em Itabuna. Para ele, a internet livre vai facilitar o dia a dia de quem não tem acesso fácil à rede. “Eu não conhecia esse programa. Agora, até a comunicação com os colegas vai melhorar,” comemorou.
A vendedora Stela Ramine aprovou a iniciativa que vai ajudar até na economia de dados do celular. “Foi uma idéia excelente, porque hoje todo mundo precisar estar conectado, inclusive quem circula nas praças e logradouros públicos”, falou.

 

 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn