O transcurso dos 10 anos de instituição da Campanha Maio Amarelo foi comemorado
em Sessão Especial na Câmara Municipal de Vereadores na tarde de quarta-feira, dia 31. Movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2010, em Itabuna teve sua primeira edição em Itabuna em 2012 pela Secretaria de Transportes e Trânsito (SETTRAN).

Durante a Sessão Especial, o titular da SETTRAN, secretário Thales Rodrigues da Silva, e a pedagoga do Departamento de Educação para o Trânsito, Elessandra Bispo, foram homenageados pelas ações educativas executadas no Maio Amarelo e pelas demais campanhas realizadas.

A sessão foi convocada por iniciativa do vereador Israel Cardoso (AGIR), que acolheu a sugestão do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) em Itabuna. No seu pronunciamento, ele falou do impacto positivo que tem gerado na comunidade as campanhas de educação para o trânsito que a SETTRAN realiza durante o ano.

“Quero destacar o bom trabalho do Departamento de Educação para o Trânsito para sensibilizar e chamar à responsabilidade de todos para preservar e promover a vida no trânsito”, disse o vereador ao mencionar o tema da Campanha Maio Amarelo 2023.

O secretário Thales Silva agradeceu a iniciativa da Câmara de Vereadores em promover a Sessão Especial para tratar de um tema tão relevante para a sociedade, que é questão da segurança no trânsito. Lembrou que promover a educação para o trânsito é questão prioritária nas ações da SETTRAN que em alguns momentos específicos mobiliza diversos parceiros para tais iniciativas.

“Enquanto gestor do Trânsito não podemos pensar de outra forma que não seja promover a educação, visando conscientizar a todos de sua responsabilidade na defesa e preservação da vida”, enfatizou Thales. Ele citou as campanhas na Semana Nacional do Trânsito, durante o verão e nas escolas, empresas e espaços públicos e privados.

Dentre os parceiros destacou a participação e parceira de instituições, a exemplo das polícias Rodoviária Federal e Estadual, do ONSV, 4º Grupamento de Bombeiros Militar e 15º Batalhão de Polícia Militar, dentre outros.

A pedagoga Elessandra Bispo afirmou que o trabalho de Educação para o Trânsito é desenvolvido há 19 anos no município. Ele destacou que neste período as ações educativas da SETTRAN já alcançaram mais de 60 mil pessoas e que a conscientização de motoristas e pedestres é uma ação constante e prioritária. “Educar para o cuidado com o outro, neste espaço trânsito que é comum a todos, é primordial para preservar vidas”, contextualizou.

Legenda: SETTRAN participa de Sessão na Câmara Municipal sobre 10 anos da Campanha Maio Amarelo – Fotos Pedro Augusto