Prefeitura de Itabuna arrecadou três toneladas de rações para animais no Pedalada Solidário

A Prefeitura de Itabuna conseguiu arrecadar no sábado, dia 3, cerca de três toneladas de ração para cães e gatos que estão sob os cuidados de ONGs da cidade. As doações foram recebidas durante a Pedalada Solidária como grupo União Ciclistas Cacau (UCC), que marcou a abertura das comemorações do Dia do Meio Ambiente, que transcorre nesta segunda-feira, dia 5.

Coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA), o evento contou com a participação de cerca de 50 ciclistas, que saíram do Jardim do Ò em direção às avenidas do Cinquentenário, Amélia Amado e Inácio Tosta Filho finalizando o percurso na Praça José Bastos.

De acordo com o diretor de Meio Ambiente da SEAGRIMA, Alan Feitosa Alves, até o momento foram catalogadas para o recebimento das doações cinco ONGs que cuidam de animais. “Estamos finalizando esse trabalho para realizar a cerimônia de entrega dos materiais arrecadados, que inclui rações e itens de materiais de limpeza”.

LOGÍSTICA REVERSA
A programação da Semana do Meio Ambiente conta com o tema “Bem-estar animal e logística reversa”. Em razão disso, a administração do prefeito Augusto Castro (PSD) também deu início ao Programa de Logística Reversa, por meio da coleta e destinação final correta de materiais eletroeletrônicos em desuso.

“No sábado também coletamos cerca de 10 toneladas de materiais em desuso como pilhas, baterias e computadores, televisores, geladeiras, fogões, microondas, etc., para então fazer o encaminhamento para uma empresa especializada”, informou Alan.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente prepara um cronograma para captação de eletroeletrônicos nos bairros da cidade. “Vamos trabalhar com essa questão do lixo eletroeletrônico, porque causa muitos problemas e contaminações ao meio ambiente”, expressou no sábado, o secretário Moacir Smith Lima.

“Primeiro, porque as pessoas fazem o descarte em locais indevidos, por exemplo, riachos, ribeirões, áreas baldias, etc. Além disso, esse lixo contém metais pesados (iodo, cobre, mercúrio), que intoxicam peixes e seres humanos que se alimentam dos peixes contaminados”, ressaltou Moacir.

Legendas: 1. a 5. Pedal Solidário abre eventos do Dia do Meio Ambiente. 6. e 7. Coleta e destinação final correta de materiais eletroeletrônicos em desuso – Fotos Ascom.