Prefeitura municipal de itabuna

logotipo-021

Itabuna tem programa para lembrar o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, em 12 de junho, será lembrado em Itabuna com ações promovidas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Elas serão voltadas para orientar a população sobre a importância da erradicação do trabalho na infância, já que precipuamente o seu lugar é na escola.

Nesta quarta-feira, dia 7, às 13 horas, no Bairro Lomanto, no núcleo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos haverá mobilização para orientar a população, sensibilizar, informar e dar destaque ao combate a essa violação de direitos de crianças e adolescentes.

A presidente do CMDCA, Maria D’Ajuda Cavalcante Lucas, informou que existem medidas que podem ser adotadas para o fortalecimento no combate ao trabalho infantil com a participação de órgãos públicos e privados e a comunidade. Ela cita, por exemplo, priorizar uma educação de qualidade como a escola formal, mas aliada a outras vertentes como atividades culturais, de desporto, lazer, orientação e a saúde.

No dia 14, às 9 horas, a mobilização acontecerá nos núcleos dos bairros Sinval Palmeira e Jorge Amado, enquanto no mesmo dia, às 13 h, será no Bairro Califórnia.

No di 16, às 18 horas, será realizada mobilização noturna em combate ao trabalho infantil e à exploração sexual de crianças e adolescentes nas praças, avenidas Itajuípe, Amélia Amado, postos de combustível e no Terminal Rodoviário e seu entorno. Haverá panfletagem e em diversos pontos distribuição do material informativo.

Maria D’Ajuda lembra que o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, instituído em 2002 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), tem um importante significado na defesa da criança e contra o trabalho infantil. Ela conta que justamente no dia 12 de junho foi a data da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Anual do Trabalho.

A representante do CMCDA ressaltou ainda a importância de se comemorar a data, mas o mais importante, segundo explicou, é o envolvimento da sociedade num olhar especial para as crianças e os adolescentes.

“Permitir que uma criança trabalhe pode deixar marcas profundas que, na maioria das vezes, se tornam irreversíveis, levando-a para a vida adulta”, reforçou Maria D´Ajuda. Para concluir, ela lembrou que o símbolo da campanha internacional é o cata-vento, que estará presente, a partir do próximo domingo, nas manifestações em todo o mundo.

Legenda: Símbolo da campanha internacional é o cata-vento. Foto: arquivo.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn