Prefeitura municipal de itabuna

brasao

Encontro discutiu propostas para as Políticas de Equidade no SUS em Itabuna

A Prefeitura de Itabuna realizou na terça-feira, 06, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, uma reunião com o Grupo de Trabalho (GT) de Políticas de Equidade para discussão acerca das propostas e próximas ações que visam fortalecer as políticas de equidade no Sistema Única de Saúde, em Itabuna.

A proposta do projeto é implementar ações de equidade para pessoas pretas, pardas, povos de terreiros ou matrizes africanas, povos ciganos, pessoas em situação de rua, população LGBTQIA+, e povos indígenas nas políticas de saúde pública no município.

O objetivo é pleitear a inclusão das políticas de equidade em saúde na agenda do governo municipal; ampliar as ações da Rede de Atenção Primária à Saúde para a Rede Municipal de Saúde; apoio intersetorial; e ampliação da condição de política de governo para política de estado do município de Itabuna.

A Secretária de Saúde, Lívia Mendes, destaca que “o primeiro passo é realizar o mapeamento. Precisamos do apoio de todas as comunidades para mobilização na realização do levantamento dessas comunidades. A gestão do prefeito Augusto Castro está empenhada em fazer uma saúde cada dia melhor para Itabuna, mais inclusiva, acessível e principalmente fomentando a equidade, por ser um dos pilares do Sistema Único de Saúde”.

A enfermeira Dayse Batista, apoiadora institucional da Educação Permanente da APS, ressalta o empenho da gestão em fazer com que o projeto tenha prosseguimento. “Atuo na atenção primária há 18 anos e essa é a primeira vez que vejo uma gestão engajada e mobilizada em institucionalizar as políticas de equidade em saúde no município”.

Na oportunidade, representando a gestão municipal, além dos membros da Secretaria de Saúde, também estiveram presentes representantes da Secretaria de Educação, Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, Conselho Municipal de Saúde, Universidade Estadual de Santa Cruz, Faculdade Santo Agostinho de Itabuna, bem como representantes de cada comunidade inclusa no projeto.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn