Estudantes de enfermagem da Anhanguera realizam oficina no Hospital de Base

Acompanhantes de pacientes e profissionais de enfermagem do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), participaram das oficinas de “Risco de Infecção Cruzada” e “Mudança de Decúbito”. O evento, que aconteceu no auditório da unidade hospitalar, foi realizado pelos alunos do curso de enfermagem da Faculdade Anhanguera, sob a supervisão das preceptoras, Islane Santana e Thalita Oliveira. O conteúdo apresentado pelos estagiários chamou a atenção dos participantes que aprenderam um pouco sobre os riscos de infecção cruzada.

O objetivo foi de salientar sobre a importância da lavagem das mãos, a organização do ambiente e diminuir a visita de uma enfermaria para outra e nos corredores, a fim de evitar o acúmulo de microrganismos, bactérias e vírus nos pacientes internados. A outra oficina fez a abordagem de prevenção da lesão por pressão, ensinando quando eles devem iniciar a mudança de decúbito com o paciente acamado.

Marluce de Jesus, que acompanha a mãe no hospital, disse que gostou das oficinas. “Aprendi muita coisa nas palestras”, disse. Já a acompanhante Ivanê Novais, falou da satisfação em ter participado das oficinas e elogiou o atendimento da equipe. “Eu adorei. O atendimento daqui é muito bom. Meu irmão fez cirurgia e o tempo todo as enfermeiras vinham dar uma satisfação. Foram muito atenciosas. Fiquei muito satisfeita!”, declarou.

As oficinas contaram com a parceria do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), do Centro de Estudos, do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), da Comissão de Feridas e da Assistência Social do Hospital de Base.

Marluce de Jesus e Ivanê Novais, acompanhantes de pacientes