Hospital de Base promove palestra no Dia do Catador de Material Reciclável

O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), promoveu uma palestra com o tema “Educação Ambiental e Gestão de Resíduos Sólidos”, para comemorar o Dia Nacional do Catador de Material Reciclável. A palestra que ainda integrou a programação da Semana do Meio Ambiente teve o objetivo de promover a conscientização de hábitos sustentáveis entre os coordenadores da instituição.

A palestra foi ministrada pelo engenheiro do HBLEM Guilherme Malta, sendo que ainda contou com a participação de representantes da Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna (AACRRI), Clériston Silva e Ricardo Santos, e da assistente social da Defensoria Pública de Itabuna, Andreia Bispo.

De acordo com o engenheiro Guilherme Malta, de 2021 para 2022 o hospital conseguiu economizar mais de R$ 200 mil reais em resíduos sólidos, 54% a menos do que foi gasto no ano anterior. “O Hospital de Base está no rumo da sustentabilidade, no que diz respeito à gestão de resíduos. O Programa Recicla Itabuna deu a possibilidade de nos inserirmos nesse processo, através da separação dos nossos resíduos recicláveis”, disse.

Ricardo, representante da AACRRI, comentou que os catadores, quando viviam no lixão, eram pessoas invisíveis perante a sociedade. “O Prefeito Augusto Castro acabou com o lixão e deu suporte para que a gente pudesse fazer o papel de agentes ambientais e deu visibilidade ao nosso trabalho, que é digno e ajuda ao meio ambiente”, enfatizou.

A assistente social da Defensoria Pública de Itabuna, Andreia Bispo, agradeceu ao Hospital de Base por ter abraçado o projeto. “Além de ajudar a essas famílias, vocês também estão contribuindo com a preservação do meio ambiente”, declarou.

Satisfeito com a palestra, o diretor-presidente da FASI, Roberto Pacheco Jr., fez um agradecimento especial ao representante da AACRRI pela palestra. “Ricardo hoje trouxe cultura e conhecimento que mudam a ideia de muitos aqui sobre reciclagem. As palavras dele nos tocou quando citou que a reciclagem pode mudar a vida de alguém”, concluiu.

O diretor presidente Roberto Pacheco Jr, Guilherme Malta, Ricardo Santos, Cleriston Silva e Andreia Bispo