Prefeito Augusto Castro entrega USF do São Pedro requalificada à comunidade

Avançando no projeto de requalificar e reequipar todas as 32 Unidades Básicas e de Saúde da Família da Rede de Atenção Primária do município, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), entregará nesta quinta-feira, dia 15, às 17 hora, à comunidade do Bairro São Pedro a Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. Simão Fiterman. É a 16ª unidade reformada pela atual gestão municipal.

A solenidade deverá reunir secretários municipais, vereadores, lideranças da comunidade, além de profissionais daquela unidade de saúde. Executadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Faculdade Santo Agostinho de Itabuna (FASA), foram investidos recursos da ordem de R$ 242 mil nas obras de requalificação para assegurar mais conforto e segurança aos usuários e melhores das condições de trabalho.

De acordo com dados da secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, a USF Dr. Simão Fiterman, que integra o território do Módulo de Saúde IV, possui 5.846 usuários cadastrados atendidos por duas equipes de Estratégia da Saúde da Família (ESF), com atendimentos médicos, de enfermagem e odontológico, além de vacinação e marcação de exames diagnósticos.

A USF do Bairro São Pedro conta ainda com atuação de estagiários do curso de graduação em Medicina da FASA e registra, em média, 153 atendimentos diários. O horário de expediente da unidade é das 7 às 12 e das 13 às 16 horas, de segunda à sexta-feira.

As intervenções na USF Dr. Simão Fiterman incluíram reformas do telhado e das instalações elétrica e hidráulica, além de reconstrução do muro de proteção e pintura interna e externa e revisão do piso que sofria com infiltrações.

Com a requalificação, a USF ampliou de dois para cinco os consultórios médicos e também conta com dois consultórios de enfermagem, área de recepção, farmácia, consultório odontológico, salas de triagem, curativos, vacinação, esterilização e de expurgo, dentre outras dependências.

Já foram entregues as seguintes unidades de saúde: USF João Soares (B. Canecos); UBS Roberto Santos (B. Santo Antônio); USF Fátima 2 (Bairro de Fátima); UBS Moise Hage (B. Lomanto); USF Amália Lessa (B. Novo São Caetano); UBS Lavínia Magalhães (B. Conceição); USF Corbiniano Freire(B. Santa Inês); USF Mário Peixoto (B. Jorge Amado); USF Manoel Rodrigues (Ferradas).

Ainda, USF Jorge Amado (Rua de Palha); USF Calixto Midlej (Nova Itabuna); USF Nilton Ramos (Mangabinha); USF Francisco Benício (Mutuns); USF Aurivaldo Sampaio (São Lourenço); e UBS Alberto Teixeira Barreto (Califórnia). Estão em obras as USF Isolina Guimarães (Zildolândia) e USF João Monteiro (Pedro Jerônimo).

Legenda: USF Dr. Simão Fiterman é a 16ª unidade reformada pela gestão do prefeito Augusto Castro – Fotos Ascom.