Prefeitura municipal de itabuna

logotipo-021

Segunda fase do Mutirão de Mamografia será no Hospital de Base

A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), realizará nesta quinta-feira, dia 15, às 7 horas, a segunda fase do Mutirão de Mamografias da manhã. Acontece no ambulatório do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, instituição administrada pela Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI).
A ação é continuação da primeira etapa da carreta de Mamografias que iniciou os atendimentos de rastreamento do câncer de mama no final de Abril e permaneceu no município durante 15 dias no estacionamento do antigo SESP. Serão atendidas amanhã, as mulheres que foram selecionadas por alguma anormalidade.
No total, 131 mulheres, com idades entre 50 e 69 anos, estão agendadas. O atendimento será realizado por uma equipe de 12 profissionais da SESAB, além de cinco da Secretaria Municipal de Saúde, que vão dar o suporte necessário.
A coordenadora em Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde, Katyane Reis, destacou a importância desta segunda fase do Mutirão de Mamografia.
“Nesta etapa, as mulheres em cujos exames foram detectados algum nódulo, vão passar por alguns procedimentos específicos como exames complementares, a exemplo de ultrassom de mama, biópsia ou punção mamária”, explicou.
Tais exames serão para fechar o diagnóstico de cada uma das pacientes. Caso seja detectado algum nódulo maligno, elas serão remanejadas para a terceira etapa do mutirão, que é o tratamento.
De acordo com Katyane, a SESAB informou que as mulheres que tiveram alteração na mama deverão receber o laudo amanhã durante a ação no Hospital de Base. “Para as demais, que não tiverem nenhuma alteração nos exames, os laudos serão entregues diretamente nos postos de saúde”, concluiu.

 

Legenda: Mutirão de Mamografias em Itabuna atende mulheres de 49 a 69 anos – Foto Pedro Augusto

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn