A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou balanço do total do Mega Mutirão de Saúde, que superou todas as expectativas com o registro de mais de 24 mil atendimentos. O evento aconteceu dos dias 13 a 18 de junho na Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso, no São Caetano.

A princípio, o Mega Mutirão de Saúde estava previsto para se encerrar no sábado, dia 17, mas ganhou mais um dia de atendimentos e se entendendo até o domingo em virtude da alta procura pelos atendimentos de Oftalmologia e Odontologia, tendo registro de 23.981 atendimentos entre consultas, exames, procedimentos, cirurgias e agendamentos.

Somente no primeiro dia foram mais de 5 mil atendimentos, um recorde para uma ação desse porte no âmbito da saúde no interior da Bahia. Já no serviço de Odontologia, que ofertava média de 150 senhas diárias para atendimentos de demanda espontânea, foram alcançados surpreendentes 16.216 procedimentos, com 1.083 pacientes atendidos na unidade móvel em parceria com o Governo do Estado.

Foram oferecidos durante o Mega Mutirão de Saúde mais de 15 serviços como consultas com cardiologista, oftalmologista, proctologia, ginecologista, angiologia, etc. Além de exames como ultrassonografias, eletrocardiogramas, ecocardiogramas e ainda, tratamento de varizes e agendamento para cirurgias.

Em um segundo momento, pacientes diagnosticados com necessidade de intervenções passarão pela segunda etapa do Mega Mutirão de Saúde, que serão as cirurgias eletivas. E ainda, haverá também, posteriormente, um ato solene para entrega de óculos para pacientes que foram atendidos pelo serviço de oftalmologia no Mega Mutirão de Saúde.

MARATONA DE CIRURGIAS DE CATARATA
Desde o domingo, dia 18, se iniciou a maratona de cirurgias de catarata dos pacientes atendidos e agendados pelo oftalmologista no Mega Mutirão de Saúde. Até esta terça-feira, dia 20, estão sendo realizadas 1.148 cirurgias de catarata para pacientes diagnosticados na Maternidade Otaciana Pinto. Até segunda-feira, dia 19, os serviços totalizaram 24.385 atendimentos.

A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, destaca os feitos do Mega Mutirão de Saúde. “Estamos muito felizes, pois, com certeza, essa foi uma das maiores ações de saúde do interior do estado em nível de assistência. Foram mais de 22 mil procedimentos e mais de 1.700 agendamentos que serão ‘enxugados’ da nossa demanda reprimida, o que repercutirá na melhoria para atendimentos às pessoas que aguardam nas filas de espera”, afirmou.

A titular da Secretaria Municipal de Saúde destacou a sensibilidade do prefeito de Itabuna, Augusto Castro, que se empenhou para que o Mega Mutirão de Saúde alcançasse êxito.

“O Mega Mutirão de Saúde foi um sucesso e a nossa gratidão se estende à todos colaboradores, servidores, parceiros e pacientes que aderiram e saíram satisfeitos com suas demandas resolvidas. Essa é a gestão que mais trabalha pela saúde das pessoas que mais necessitam. O objetivo do prefeito é promover mais mutirões nos próximos meses”, finalizou.

Legenda: Mega Mutirão de Saúde de Itabuna supera expectativas com mais de 24 mil atendimentos. Fotos Pedro Augusto