Prefeito Augusto Castro apresenta projeto de requalificação do Itabuna e autoriza licitação

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), apresentou no final da tarde desta quarta-feira, dia 21, o novo projeto arquitetônico para a requalificação do Estádio Fernando Gomes Oliveira e autorizou a abertura do processo de licitação para a contratação de empresa construtora. Depois de 50 anos de inaugurada, em 28 de julho de 1973, no jogo entre o Itabuna 2 x 2 Vitória, esta é sua a primeira reforma.
Pelo projeto, o equipamento da Secretaria de Esportes e Lazer terá designer moderno de autoria dos arquitetos e urbanistas Keila Silva e Kleiton Borges e da engenheira civil Amanda Alves a partir da fachada mais moderna, dinâmica, oferecendo muito mais conforto aos cidadãos, e em especial, a pessoas com deficiências (PCD), com uma área exclusiva e de fácil acesso e catracas eletrônicas no acesso.
Augusto lembrou que tudo em Itabuna é prioridade, depois de mais de 30 anos de gestores que fizeram poucos investimentos. “Vamos avançar muito. Temos investimentos nas áreas de infraestrutura e urbanismo, saúde e educação. Mas vou falar neste momento de futebol com o sucesso do Itabuna Esporte Clube na série A do Baianão, Copa do Brasil e série D, e do Grapiúna, que avança na disputa da 2ª Divisão”, disse o prefeito.
PARCERIA
O prefeito realçou os investimentos que a parceria com o Governo do Estado tem trazido para Itabuna que neste ano somam mais de R$ 100 milhões, o que inclui o anexo do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, a construção dos acessos partindo da Câmara de Vereadores à 1ª ponte da BA-649, ao condomínio Real Ville, e da Avenida Juracy Magalhães ao Cidadelle, os dois reservatórios do Projeto Mais Água para Itabuna, dentre outros.
“Falei com o governador Jerônimo Rodrigues que tem nos ajudado Itabuna muito, seguindo os passos do antecessor Rui Costa, agora ministro da Casa Civil. Jerônimo vai superar Rui nos investimentos que a cidade precisa, inclusive em relação ao estádio”, declarou. Com referência ao estádio, pediu às secretarias de Gestão e Inovação e Infraestrutura e Urbanismo que toquem a licitação com brevidade.
Segundo Augusto, a arquibancada receberá reparos em toda sua estrutura, pintura e demarcação de assentos com cerca de 10.500 lugares, barras de apoio, troca de alambrados danificados e pintura. Serão construídos seis novos banheiros para os torcedores, sendo quatro grandes e dois para pessoas com deficiência (PCD), com novo designer e todo conforto necessário para o cidadão.
ILUMINAÇÃO LED
Serão construídas 10 novas cabines mais espaçosas e modernas para a imprensa com a Tribuna de Honra acima das cabines, com vista central do campo para receber autoridades. A área dos jogadores será construída e contará com todas as determinações da Federação Bahiana de Futebol e da Lei do Esporte. Os vestiários serão construídos amplos com área de massagem, armários, banheiros, chuveiros, sala de controle antidoping, enfermaria, vestiário dos árbitros e dos técnicos.
O estádio receberá um novo gramado, seu sistema de drenagem será requalificado e a irrigação será toda automatizada, com a utilização de água do poço artesiano, trazendo economia de água. Já a iluminação será LED e todo sistema elétrico será refeito. “ Além disso, receberá também uma nova subestação, quatro novos postes de iluminação do campo para jogos transmitidos pela TV e placar eletrônico.
HISTÓRIA
O estádio efetuará todas as exigências estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros em um projeto executivo contra pânico e incêndio, que será seguido à risca. Além disso, um novo acesso será aberto para a entrada dos jogadores ao novo vestiário e as viaturas de apoio terão um acesso direto ao campo. Na entrada será construído um estacionamento, já aprovado pelo Corpo de Bombeiros, viabilizando um melhor conforto para o cidadão.
Também contará com pontos de apoio para PM e GBM (Corpo de Bombeiros) na arquibancada, três lanchonetes para os torcedores e um restaurante com vista para o gramado. “Vamos ganhar um novo e moderno equipamento. Vamos exibir o projeto arquitetônico do novo estádio de futebol nos intervalos do Ita Pedro 2023 – Maior São Pedro do Brasil que será realizado de 29 de junho a 2 de julho”, concluiu o prefeito Augusto Castro.
O estádio, até outubro, era conhecido como Luiz Viana Filho, Itabunão. Com a sanção da Lei nº 2.607, do dia 14 daquele mês pelo prefeito Augusto Castro, passou a homenagear o ex-prefeito Fernando Gomes Oliveira, por cinco mandatos, falecido em 24 de julho do ano passado. Vai atender às necessidades dos torcedores, jogadores e dirigentes do Itabuna Esporte Clube e Grapiúna Atlético Clube, cujos diretores prestigiaram a solenidade.

Legenda: Itabunão terá designer moderno de autoria dos arquitetos e urbanistas Keila Silva e Kleiton Borges e da engenheira civil Amanda Alves – Imagens ilustrativas.