Forças de Segurança terão 700 homens nos quatro dias de festa do Ita Pedro 2023

Cerca de 700 homens das Forças de Segurança vão trabalhar nos quatro dias de festa do Ita Pedro 2023 – O Maior São Pedro do Brasil, que começa nesta quinta-feira, dia 29, às 19 horas, e segue até domingo, dia 2 de Julho. A informação foi confirmada pelo Secretário Municipal de Segurança e Ordem Pública (SESOP), Humberto Mattos.
Uma visita técnica aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 28, na Arena Zé Cachoeira com a participação de representantes das Forças de Segurança. Estiveram presentes o comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar, Ten-Cel PM Robson Farias, do comandante do 4º Grupamento de Bombeiros Militar, Ten-Cel, Eminelvino da Fonseca Soares Neto.

Também participaram o coordenador regional da Polícia Civil em Itabuna, delegado Evy Paternostro, além de representantes da Secretaria de Transportes e Trânsito, Coordenadoria de Defesa Civil, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Samu-192 e Centro Integrado de Comunicação (CICOM – Secretaria Estadual de Segurança Pública).

“Cumprimos o nosso planejamento de 24 horas antes do início do Ita Pedro 2023 realizar uma visita técnica com representantes das Forças de Segurança. Nosso objetivo foi avaliar a área onde a festa acontecerá, bem como adotar medidas e ações preventivas no que se refere à segurança”, explicou o titular da SESOP, Humberto Mattos.

De acordo com o comandante do 15º BPM, Ten-Cel PM Robson Farias, nesta segunda edição do Ita Pedro será empregado mais do dobro de policiais militares que trabalharam no Ita Pedro 2022.
“A Polícia Militar está preparada. Ano passado colocamos 80 policiais a cada noite. Nesta edição, serão mais de 200 policiais, além de mais que o dobro de viaturas” disse o comandante. “Mesmo com todo esse efetivo, o policiamento ordinário, o que chamamos de policiamento de rotina não será alterado”, acrescentou.

“Teremos também um reforço extra de mais de 15 viaturas específicas para o policiamento deste evento, para que possam fazer o entorno da Arena, o pós-festa nas pontes e pontos de ônibus, além de 17 câmeras de videomonitoramento e reconhecimento facial”, completou o oficial PM.

Na área da Polícia Civil, o coordenador regional, delegado Evy Paternostro, informou que todas as noites 30 servidores trabalharão, exclusivamente, no funcionamento da delegacia especial de área que será instalada dentro do circuito da festa.

“Nosso principal objetivo é um melhor atendimento ao público que precisar dos serviços da Polícia Civil, bem como possibilitar uma ação integrada mais rápida no local da festa no quanto ao registro de Boletins de Ocorrência e formalização do trabalho referente às práticas criminosas dentro do circuito”, afirmou Paternostro.

A Guarda Civil Municipal vai contar diariamente com um efetivo de 80 homens, segundo o comandante Pereira. “Estaremos vigilantes no circuito para garantir a segurança dos espectadores. Nosso trabalho será diurno e noturno para que as pessoas venham com alegria porque a segurança estará garantida pelas Forças de Segurança”, finalizou.

Legendas: 1. Palco do Ita Pedro 2023 está montado. 2. GCM se prepara para dar suporte às ações da Prefeitura no Ita Pedro 2023 – Fotos Ascom