Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo desenvolve projeto do Centro de Logística da FIOL e Porto Sul

A secretária de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) da Prefeitura de Itabuna, Sônia Fontes, há dois anos apresentou ao prefeito Augusto Castro (PSD) e a Secretaria de Indústria e Comércio do Estado da Bahia, um projeto que contempla o plano de logística municipal para o corredor logístico que tem como objetivo desenvolver o setor de agronegócio na cidade em parceria com a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) e Porto Sul.

“Desde 2021 que apresentamos um projeto que contempla o centro de logística municipal, que nós pretendemos fazer em uma área de 56 hectares que foi desapropriada pelo município, que eu chamo de vetor norte que vai ligar as rodovias federais, BRs 101 ao Rio do Braço e a estrada do Chocolate entre Uruçuca e Ilhéus, que fica exatamente numa distância de praticamente 29 quilômetros do Porto Sul”, destacou a secretária Sônia Fontes.

Segundo ela, a área de 560 mil metros quadrados é o lugar mais apropriado para desenvolver o projeto. “Essa área do norte de Itabuna tem a viabilidade de ser centro de logística do município. Pelos estudos técnicos do Governo do Estado e do Governo Federal é a área mais propícia sem muitas questões ambientais, por ser composta de fazendas que podem ser revalorizadas e adaptáveis”, disse.

Para ela, o desenvolvimento do projeto precisa de uma licitação para os lotes industriais ou termos de cessão de uso para aprovação da Câmara de Vereadores e parcerias público-privadas. “Essa parte jurídica é o que precisamos avançar para adquirirmos recursos para a construção de toda essa infraestrutura necessária”, concluiu.

Legenda: Localização do Centro Municipal de Logística – Ilustração