Agentes comunitários e de endemias de Itabuna recebem abono salarial nesta terça-feira

Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) de Itabuna acordaram na manhã desta terça-feira, dia 4, com uma boa notícia que vai impactar positivamente no orçamento familiar. Eles vão receber adicional de 50%, em forma de abono, referente ao ano de 2022, repassado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Cada servidor receberá o equivalente a um salário mínimo, enquanto outra metade desse recurso que foi repassado pelo do Ministério da Saúde ao município de Itabuna será destinada à aquisição de fardamento, segundo adiantou a titular da Secretaria Municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar.

O projeto que institui o adicional do Incentivo Financeiro Adicional da União (IFA), em forma de abono salarial aos profissionais de saúde, foi encaminhado pelo prefeito Augusto Castro (PSD) e aprovado pela Câmara de Vereadores, durante sessão que contou com a presença dos agentes ACS e ACE. A matéria teve a relatoria da vereadora Wilmacy Oliveira(PCdoB).

A secretária Lívia Mendes Aguiar explicou que em cumprimento a lei e honrando seu compromisso, o prefeito Augusto Castro preza pela valorização dos servidores públicos municipais, em especial dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias.

“Esse incentivo financeiro adicional, além de ser uma importante gratificação indenizatória, visa ainda à valorização das categorias dos ACS e ACE e o reconhecimento pelo município das ações desenvolvidas no dia a dia, inclusive na promoção à saúde de nossa população”, reconhece a secretária.

Ela acrescenta ainda que os recursos federais também vão servir para o fortalecimento e a melhoria das políticas de combate às endemias em Itabuna. E para reforçar, a titular da Secretaria Municipal de Saúde diz que o município ao ratear com os agentes comunitários esse aporte financeiro prestado pela União também investiu na aquisição de fardamento com os 50% restantes.

Legenda: Secretária de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, recebeu dirigentes do Sindicato dos ACS e ACE – Foto Reprodução