Prefeito Augusto Castro prestigia cerimônia de sepultamento definitivo dos restos mortais de Dom Ceslau Stanula na Catedral

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), prestigiou na tarde desta quarta-feira, dia 4, a cerimônia religiosa de recepção da urna funerária com os restos mortais do bispo emérito Dom Ceslau Stanula CSsR sepultados em definitivo na Capela Lateral da Catedral Diocesana de São José. O evento contou com fiéis das 34 paróquias da Diocese, incluindo as 19 cidades.

A Concelebração Eucarística das Exéquias de Dom Ceslau, foi presidida pelo bispo diocesano de Itabuna Dom Carlos Alberto dos Santos e concelebrada pelo bispo Dom Paulo Romeu Dantas Bastos, bispo da Diocese de Jequié, e dezenas de padres do clero itabunense e visitantes, como os padres Roque Silva Alves, provincial Redentorista na Bahia, Cristovão Przychocki, Adam Rapala e Fr. Marcelo, da Congregação Redentorista.

Depois houve a apresentação de mensagens pelo padre Moisés Souza, que fez agradecimentos aos fiéis e católicos que colaboraram para as homenagens, incluindo o prefeito Augusto Castro, a professora Edehilda Oliveira, Gracinha Rainha da Paz, do laicato diocesano, e padre Vinícius, representante do clero, todas destacando atuação do prelado, que consagrou à vida religiosa os padres José Roberto Araújo, Ednaldo Martins dos Santos, Luis Alves, Gilvan Oliveira de Souza, Vinícius e Acássio, Wellington Conceição do Carmo e, dentre outros

O prefeito Augusto Castro realçou a ação social do bispo emérito, cuja dedicação aos mais pobres e à Igreja Católica. Recordou que como deputado estadual foi autor do projeto de lei na Assembleia Legislativa da Bahia, que concedeu a Dom Ceslau Stanula o título de Cidadão Baiano, religioso que por 20 anos liderou o governo pastoral diocesano, passando a residir em Salvador, desde o ano de 2017, onde faleceu no Hospital Jorge Valente, onde se encontrava internado, vítima choque séptico, pneumonia, Chicungunha e neoplasia da próstata.

“Queridos amigos, Dom Ceslau continua entre nós, homem de Deus, com preocupação constante com o social e a saúde. Bela homenagem recebida aqui. Cidadão Itabunense, 20 anos presidindo a Diocese de Itabuna. É momento de reflexão. Em nome do povo de Itabuna receba Dom Ceslau os nossos agradecimentos”, disse Augusto Castro.

Dom Ceslau faleceu três anos depois, no dia 14 de maio de 2020 , em consequência de complicações causadas pelo vírus da Chikungunya, sendo sepultado no Cemitério Jardim da Saudade, na capital baiana. Os restos mortais do prelado foram trasladados para Itabuna na segunda-feira passado, dia 3. Após a Santa Missa, os restos mortais do bispo Stanula serão sepultados na Capela Lateral, à esquerda da nave central da Catedral de São José.
O bispo Dom Carlos Alberto agradeceu aos superiores da Congregação do Santíssimo Redentor (Redentoristas) da Bahia, da qual o bispo era confrade, pela decisão de entregar a Diocese de Itabuna as relíquias para serem sepultadas em definitivo na Catedral de São José, onde Ceslau Stanula foi titular como o 4º bispo diocesano por 20 anos (1997-2017).

Legenda: Prefeito Augusto Castro prestigia exéquias em homenagem ao bispo emérito de Itabuna Dom Ceslau Stanula. Fotos Ascom.