Associação dos Agentes Ambientais comemora sucesso da coleta de recicláveis no Ita Pedro 2023

O sucesso do Ita Pedro 2023 – O Maior São Pedro do Brasil, continua rendendo bons frutos. Este é o caso da Associação dos Agentes Ambientais e Catadores de Recicláveis de Itabuna (AACRRI), cujos integrantes ainda comemoram não apenas o lucro proporcionado pela coleta de quase sete mil toneladas de material reciclável, mas também a visibilidade do trabalho deles diante do grande público do evento.

O presidente da AACRRI, Ricardo Ferreira dos Santos, explicou que algumas pessoas ainda não conheciam o trabalho de coleta de recicláveis e a importância social e ambiental da participação da associação na festa. Por isso, foi possível perceber certa preocupação do público em direcionar as latinhas para os catadores.

“Essa festa foi grandiosa em todos os sentidos e isso faz uma grande diferença para a comunidade, especialmente para nós catadores não só pelo faturamento, mas pelo reconhecimento do nosso trabalho” reforçou Ricardo Ferreira.

Ele aproveitou para agradecer ao prefeito Augusto Castro e ao presidente da FICC, Aldo Rebouças, pela organização do Ita Pedro. “Nos deram a oportunidade de mostrar ao público que não somos apenas catadores de recicláveis, mas agentes ambientais que trabalham para preservar o meio ambiente, por meio da coleta de material reciclável, que antes ia parar nas vias públicas e nos rios”, acrescentou.

Ricardo também destacou o importante apoio da Trifil que disponibilizou bombonas em pontos estratégicos para facilitar a coleta, conscientizar as pessoas da importância da coleta seletiva e da participação de todos nesse trabalho que beneficia a comunidade.

Quem também comemora o sucesso da festa pela boa produtividade é o agente ambiental Vancelmo Gomes Santos. Ele demonstrou gratidão com o faturamento, pois, em apenas quatro dias do Ita Pedro foram coletados 6.400 quilos de recicláveis. “Todos os colegas de trabalho também são da mesma opinião e estão satisfeitos pela geração de renda-extra muito bem-vinda que a festa nos proporcionou”, afirmou.

O Ita Pedro 2023 – O Maior São Pedro do Brasil foi realizado entre os dias 29 de junho a 2 de julho. Nesse período, pelo menos 50 catadores e catadoras com equipamentos de proteção individual (EPIs) e para a coleta, recolheram 1.409 Kg de garrafas PET, 1.400 de latinhas de alumínio, mais 1.400 de papelão e 2.010 kg de plástico. O material foi processado na Central de Triagem, mantida pela AACRRI, no bairro Lomanto.

A ação da AACRRI no Ita Pedro 2023 contou com o apoio das secretarias estaduais do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) e do Meio Ambiente (SEMA), CESOL Litoral Sul, Prefeitura de Itabuna, Defensoria Pública do Estado da Bahia e das empresas CVR Costa do Cacau e Biosanear.

Legenda: Espectadores do Ita Pedro 2023 cooperaram com agentes ambientais na coleta de recicláveis – Fotos Roberto Santos