Prefeitura municipal de itabuna

logotipo-021

Fórum Baiano de Mobilidade Urbana acontece amanhã em Itabuna

A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria de Transportes e Trânsito, confirmou para esta quinta-feira, dia 13, a 3ª edição do Fórum Baiano de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana no Teatro Municipal Candinha Dória. A programação será aberta às 8h30mim pelo prefeito Augusto Castro (PSD).

Dirigentes municipais e secretários de Trânsito da Bahia e de outros estados brasileiros, a exemplo do Paraná, confirmaram presença. O evento prosseguirá até as 17 horas de amanhã, enquanto na sexta-feira, dia 14, começa será das 8 às 14h.

Participarão ainda da abertura oficial, o secretário-executivo do Fórum Nacional e diretor da ANTP, Alexandre Resende, o presidente e o vice-presidente do Fórum Baiano, Saulo Figueiredo e Smith Neto, respectivamente, e o vice-presidente regional Valci Serpa.

A palestra de abertura, com o tema “Cidade anfitriã”, será ministrada pelo secretário municipal de Transportes e Trânsito de Itabuna, Thales Silva. Ele explicou que o Fórum Baiano de Mobilidade Urbana é uma iniciativa do Governo da Bahia e tem como objetivo promover a integração dos municípios, por meio da troca de experiências.

“Outra proposta é discutir as diretrizes padronizadas para o transporte público e o trânsito pela necessidade de identificar os principais problemas enfrentados pelo setor”, conforme adiantou Thales Silva.

Ele afirmou que o Fórum chega num momento em que vai ajudar as autoridades a compreender as necessidades da população. “Vamos buscar soluções para a melhoria dos serviços prestados pelo setor, incluindo o transporte público”, comentou. Ao final do evento, após ampla discussão, será elaborada uma Carta a ser encaminhada ao Governo Federal.

Na programação estão incluídas ainda palestras sobre “Os desafios do transporte público e da mobilidade urbana no pós-pandemia”, que será ministrada pelo secretário Thales Silva.

O evento contará também com a participação do representante da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) de Goiânia (GO), Tarcísio Abreu, e do diretor da SETTRAN de Itabuna, Jorge Teles.

A tarde, a partir das 16h, será ministrada palestra com o tema “O cenário da eletromobilidade e novos modais de mobilidade”, pelo representante do Fórum Baiano, Saulo Figueiredo, e a participação dos representantes da Transitar, Simoni Soares e Larissa Boeing, de Cascavel (PR) e da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito de Feira de Santana, Elimar Oliveira Jr.

A partir das 17h, a última palestra do primeiro dia discutirá “Os benefícios para os Clientes do Transporte Público” ministrada pelo representante da SUTRAN de Ilhéus, Valci Serpa, com a participação do representante de Maricá (RJ), Celso Haddad Lopes, e de Feira de Santana, André Akio.

Na programação de sexta-feira, dia 14, acontecem mais duas palestras. A primeira, “Inovações e Segurança no Trânsito”, a partir das 8h30min, pelo diretor do DETRAN/BA, Smith Neto, com a participação do secretário de Transportes de Campina Grande (PB), Carlos Dunga Júnior, da diretora do Departamento de Educação para o Trânsito da SETTRAN de Itabuna, Elessandra Bispo, e do diretor Orley Brito.

Já o último tema a partir das 10h terá “Informe sobre as providências da Carta de Lauro de Freitas”, seguido do Debate sobre a Carta de Itabuna, que será debatido por Smith Neto, Saulo Figueiredo, Thales Silva e Alexandre Resende.

No encerramento, além de homenagens aos convidados e demais participantes do evento, haverá homenagens e um momento cultural, conforme a programação.

Legenda: Ilustração

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn