Comunidade do Bairro Mangabinha elogia a requalificação da Praça Heitor Farias

“A praça ficou maravilhosa. Agora podemos dizer que de fato e de direito ela é nossa”. Esta foi a definição que Robson Alves encontrou para falar de sua satisfação ao ver o novo aspecto urbanístico da Praça Heitor Farias, no Mangabinha. O equipamento público passou por obras de requalificação executadas pela Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB), em projeto da arquiteta e urbanista Leila Lessa.

A inauguração da praça aconteceu na noite da sexta-feira passada, dia 14, com a presença do prefeito Augusto Castro, além de outras autoridades municipais. A solenidade foi marcada por festa e muita emoção.

A requalificação da Praça Heitor Farias faz parte do Projeto Praça Viva que vem sendo executado pela Prefeitura de Itabuna, por meio da SIURB desde o primeiro ano da gestão do prefeito Augusto Castro. Até o momento, já foram entregues cinco praças: José de Almeida Alcântara (Jardim do Ó), Poeta José Bastos (centro), Alice Monteiro (Santo Antônio), Jardim das Oliveiras (Vila Anália) e a Evanice Pereira Cruz (Sarinha), além da Rotatória Tancredo Neves.

Com o filho Heitor no colo e ao lado da esposa Glaziele Santos, Robson Alves que desde que nasceu há 38 anos reside no Mangabinha disse do quanto se sentia triste antes de ver a praça sem uma estrutura adequada para o lazer de sua família e demais moradores do bairro. Ele falou também do quanto era inseguro frequentar o local, por falta de uma iluminação adequada e de equipamentos.

“Hoje posso de dizer com orgulho que o meu bairro tem uma praça linda. Nossa gratidão ao prefeito Augusto Castro que fez 100% mais do quê do que esperávamos. Agora nossas famílias poderão frequentar aqui com mais tranqüilidade e porque tem uma quadra para prática do esporte e um espaço para o lazer das crianças. Está tudo perfeito”.

Quem também compartilhou a opinião de Robson foi o casal Wilson e Eralda Santos, que há 60 anos reside no Mangabinha. “Nós vivenciamos muitas transformações que aconteceram aqui no bairro nestas seis décadas. Mas, ter uma praça digna aqui como a que estou vendo é primeira vez. Agora, cabe a nós moradores e aos comerciantes preservar este espaço público como um patrimônio que é nosso. Estou muito feliz por viver este momento. Muito obrigado ao prefeito Augusto Castro e a todos os que estiveram envolvidos nesta obra”, afirmou o senhor Wilson.

Há quase 20 anos residindo e mantendo uma distribuidora de bebidas na Praça Heitor Farias, o comerciante Hélcio Cardoso falou de seu contentamento pela requalificação do espaço e o quanto será importante para aquecer a economia do bairro. “A reforma da Praça foi além das nossas expectativas. Ter uma praça bonita assim vai atrair mais famílias e visitantes ao local. E isto, vai impactar positivamente no comércio do bairro com o aumento das vendas”, argumentou.

QUADRA POLIESPORTIVA

Um momento de muita emoção para os moradores do Mangabinha durante a inauguração das obras de requalificação foi protagonizado por Artur Matos, sobrinho da engenheira civil da SIURB, Tâmara Matos, vítima fatal de um acidente de trânsito em junho de 2022. A partir de agora, ela empresta seu nome à quadra poliesportiva da Praça Heitor Farias. Em nome da família, o menino agradeceu ao prefeito Augusto Castro pela homenagem feita à sua tia.
.
A jovem engenheira era bastante atuante junto à comunidade católica da Paróquia Santa Maria Goretti e despontava como uma promissora carreira como cantora e também era atleta do futebol. Durante a inauguração, um grupo de amigas de Tâmara também falou da importância da homenagem.

“Estou muito emocionada por este momento e por saber que o nome dela será para sempre lembrado por todos que frequentarem a Praça Heitor Farias no bairro onde ela nasceu e viveu durante 27 anos”, disse Samila Santana. Já a arquiteta Leila Lessa destacou que o projeto executado permitiu entregar aos moradores do Mangabinha um equipamento público de qualidade.

Com a requalificação, além de uma nova quadra poliesportiva com alambrado, a praça ganhou pista tátil para deficientes visuais, rampas de acessibilidade, parque infantil, um pequeno coreto e moderna iluminação de LED. A imagem do Cristo ganhou novo local e os comerciantes, que antes ocupavam espaços na praça, receberam barracas padronizadas e foram alocados em um trecho da Rua Rio Bahia.

Legenda: Casal Wilson e Eralda Santos, moradores do Mangabinha há 60 anos – Fotos Roberto Santos

Legenda: Cerciante Hélcio Cardoso espera ver incremento nas vendas – Foto Roberto Santos

Legenda:Samila Santana e Artur Matos felizes com projeto urbanístico da Praça Heitor Farias – Foto Roberto Santos.