Atendimentos da 2ª fase do Mutirão de Mamografias em Itabuna se encerra amanhã

Prosseguem até amanhã, dia 21, a segunda fase de atendimentos do Mutirão da Carreta de Mamografias, realizado entre os meses de abril e maio passado no estacionamento do antigo SESP. A ação é uma parceria da Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB) e a Prefeitura de Itabuna, atendendo a pacientes do município e de 16 cidades pactuadas no Sistema Único de Saúde.

Neste segundo momento, pacientes que passaram pelos atendimentos na carreta em maio e tiveram alterações nos exames de mamografias, foram chamadas para segunda fase quando são realizadas as ultrassonografias e biópsias.

Vale lembrar que a segunda fase se iniciou em junho com atendimentos no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães para pacientes atendidas no mês de abril na Carreta do Mutirão de Mamografias e que também tiveram alterações no exame.

Agora, as demais pacientes são atendidas na estrutura montada dentro da UBS Isolina Guimarães, no Bairro Zildolândia.

Em Itabuna, nesta segunda fase são atendidas 158 mulheres. Ao todo, junto aos municípios pactuados à Itabuna como Jussari, Ubaitaba, Santa Cruz da Vitória e Almadina estão sendo acolhidas 1.095 mulheres na faixa etária dos 50 aos 69 anos que foram selecionadas na primeira fase.

Feito os exames de Ultrassonografia e Biópsia, em casos de alteração sugestiva ao câncer de mama, essas pacientes já serão encaminhadas para a terceira fase que é a consulta com oncologistas e análise das condições médicas.

A dona de casa Marizete Silva, 67 anos, é paciente do município de Jussari. Ela foi atendida nesta segunda fase do Mutirão e agradeceu o acolhimento da Secretaria Municipal de Saúde e do Governo do Estado.

“Fui muito bem atendida, o pessoal é muito humano e acolhedor. Este é um exame muito importante, pois detecta se temos alguma doença a tempo de ser tratada. Estou feliz com o atendimento. Foi uma experiência maravilhosa”, concluiu.

Legenda: Subsecretária municipal de Saúde de Itabuna, Lânia Peixoto, e dirigentes de departamentos na 2ª fase do Mutirão da Mamografia – Fotos Ascom