Campanha de Vacinação Antirrábica de Itabuna pretende imunizar 30 mil animais

A Prefeitura de Itabuna, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, espera imunizar pelo menos 30 mil animais, entre cães e gatos, a partir do dia 31 deste mês, durante a Campanha de Vacinação Antirrábica 2023. No primeiro dia, a vacinação será na sede provisória do Centro Controle de Zoonoses, na Avenida das Nações Unidas, no centro da cidade, na antiga base operacional do SAMU-182, em frente à Catedral de São José.

A partir do mês de agosto, a ação será executada nos bairros, na zona rural do município e por meio de busca ativa em ONGS e em casa de cuidadores que não tenham condições de levar seu pet ao local onde a imunização contra raiva esteja acontecendo. Os bairros onde as equipes vão atuar, inclusive nos fins de semana, serão divulgados previamente pela Secretaria Municipal de Saúde nos canais oficiais (site e redes sociais) e através da mídia.

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Maristella Antunes, disse que pretende atingir a meta de imunização será possível porque a Prefeitura de Itabuna conta com um expressivo número de profissionais, entre veterinários, enfermeiros e Agentes de Combate às Endemias dos departamentos de Vigilâncias Epidemiológica e de Endemias, aptos a realizar um bom trabalho. Segundo ela, o comprometimento e o profissionalismo resultaram no sucesso das campanhas anteriores até batendo as metas.

Na última campanha realizada, por exemplo, o município conseguiu atingir a meta estimada pela Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB) ao imunizar mais de 25 mil animais. Maristella disse ainda que foi por esse motivo que a SESAB ampliou o número de pets a serem imunizados na Campanha de Vacinação Antirrábica deste ano.

Ela garantiu que a meta será batida, em função da estratégia montada pela Secretaria Municipal de Saúde que usa de todos os meios possíveis, a exemplo da busca ativa. “Mas, continuamos a ter sucesso. Por isso, é preciso a participação da comunidade e, principalmente, dos criadores de cães e gatos. Aqueles que não são criadores, podem nos ajudar informando locais onde existem animais de rua, sem referência familiar”, declarou.

A diretora da Vigilância em Saúde reforçou a importância da imunização antirrábica ao explicar que a raiva é uma doença perigosa e fatal, transmitida por cães e gatos, mas pode ser evitada com medidas eficientes como a vacinação antirrábica. “A vacina é uma poderosa ferramenta no controle e na eliminação da doença e o mais importante é que as doses são disponibilizadas gratuitamente na rede municipal de saúde em Itabuna”, concluiu.

Legenda: Prefeitura de Itabuna divulga calendário da vacinação antirrábica – Foto arquivo.

Legenda: Card Campanha de Vacinação Antirrábica em Itabuna – Ilustração