Conselho Municipal de Educação de Itabuna comemora 25 anos

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), e a secretária municipal da Educação, Adriana Tumissa, participaram de uma cerimônia em comemoração aos 25 anos do Conselho Municipal de Educação (CME). A solenidade ocorreu no Teatro Municipal Candinha Dória, na noite de segunda-feira, dia 24, contando com a presença da secretária da Educação da Bahia, Adélia Pinheiro.

Dentre as autoridades, também prestigiou o evento o presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais da Educação (UNCME), Manoel Humberto Gonzaga Lima, da coordenadora da UNCME-BA, GIlvânia Nascimento, do presidente do Conselho Estadual da Educação da Bahia, Paulo Gabriel Nascif, os reitores da UFSB, Joana Angélica Guimarães, da UESC, Alessandro Fernandes, coordenadora do NTE-5, Larissa Melo, presidente do SIMPI, Maria do Carmo Oliveira, dentre outras autoridades.

O prefeito Augusto Castro destacou os avanços na Educação municipal durante sua gestão. “Na gestão tivemos muitas dificuldades na Educação. Itabuna tem aproximadamente 100 escolas que há anos precisavam de reformas. Por isso, desenvolvemos um programa de requalificação. Além disso, Conseguimos aplicar o piso nacional dos professores ano passado, de 33, 24%, e neste ano, de 14,95%. Também estamos investindo em materiais escolares e mobiliário.

“Para vocês terem uma idéia, arrecadamos do FUNDEB R$b 138 milhões, mas nosso custo com a educação é de R$ 225 milhões. É preciso ter parcerias e graças ao Governo da Bahia que tem nos ajudado, desde os ex- governadores Jaques Wagner e Rui Costa, o atual ministro da Casa Civil, e agora, o nosso governador Jerônimo Rodrigues que é professor e tem sensibilidade. Com essa parceria estamos colhendo bons frutos”, salientou o prefeito Augusto Castro.

“Quero dizer que este é um momento de festa e quero reafirmar a minha alegria em saber que para chegar aos 25 anos foi necessário ter uma presidente no Conselho Municipal da Educação.

Tive o prazer de conhecer a ex-presidente do CME, professora Anorina Alves, e em nome da atual presidente Hustana Fernanda, sei que esse Conselho tem uma trajetória feliz. Pedirei seus conselhos em tudo o que a senhora possa contribuir ainda mais com a educação de Itabuna”, afirmou a secretária municipal da Educação, Adriana Tumissa.

Ela parabenizou as ex-presidentes do CME e fez um agradecimento a atual presidente. “Também quero parabenizar Hustana Fernanda, porque não é fácil essa missão. Mas o que aprendi no encontro da UNCME, em Salvador, é que precisamos ter diálogo entre todas as representações, o poder público e os secretários da educação. Esse é um dia de festa, um dia de celebração, a celebração dos 25 anos do CME”, destacou.

A secretária da Educação da Bahia, Adélia Pinheiro, parabenizou as gestoras da CME. “Parabenizo a todos os presidentes que lideraram o CME. Vocês não estavam sozinhas, pois estavam com o corpo de conselheiros e professores. Comemorar 25 anos do Conselho, não quer dizer comemorar anos que se passaram, mas sim comemorar os avanços na educação no município”, ressaltou.

“A educação move o mundo, porque tem mão e pernas e afetos que movimentam a relação entre as pessoas. A educação é tecnologia educacional, é o cuidado. E, falando em cuidado, eu me lembro do nosso governador Jerônimo Rodrigues que diz: ‘Governa quem cuida de pessoas e é para isso que sou governador’”, citou Adélia Pinheiro. Também falara os reitores das universidades públicas na solenidade que fez homenagens a personalidades.
Emocionada, a presidente do CME, Hustana Fernanda fez um belo discurso. “É uma noite de muita emoção para a gente. Eu falo a gente, porque eu quero também expressar o sentimento de cada conselheiro ao longo desses 25 anos. O Conselho Municipal de Educação de Itabuna é um órgão de estado. Então, as gestões passam e o conselho permanece. São 25 anos de história no exercício de suas funções, normativa, consultiva, fiscalizadora, deliberativa, propositiva e mobilizadora”, disse.
“Agradeço a cada presidente e a todos que contribuíram para a construção do CME. E, me referindo a atuação da primeira presidente do Conselho, Anorina Alves Smith Lima, que foi também coordenadora da UNCME-BA, conseguiu consolidar um projeto de gestão democrática no município e no Estado. Um trabalho que foi ratificado pela professora Gilvânia Nascimento, atualmente coordenadora da UNCME Bahia. Agradeço imensamente a todos vocês, obrigada”, concluiu Hustana Fernanda.

Participaram da solenidade ex-dirigentes educacionais, vereadores, professores, servidores públicos e outros colaboradores do Conselho Municipal da Educação que foi instituído pela Lei Orgânica Municipal (LOMI/1990). Instalado em 13 de janeiro de 1998, foi presidido por Anorina Alves Smith Lima (1998-2008), Maria Lúcia Turinho Bittar Santos (2008-2014), Elioenai Santos de Santana Farias (2014-2017) e Rosemary Aparecida Santiago (2018-2021).

Legendas: 1. Prefeito Augusto Castro destacou os avanços na Educação na sua gestão nos 25 do CME. 2. Presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais da Educação (UNCME), Manoel Humberto Lima. 3. Presidente Conselho Municipal da Educação, Hustana Fernanda. 4. Presidente Conselho Municipal da Educação, Hustana Fernanda. 5.Prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD) e a secretária da Educação da Bahia, Adélia Pinheiro, no25 anos do Conselho Municipal da Educação. 6.Secretária da Educação de Itabuna, Adriana Tumissa, fala nos 25 anos do Conselho Municipal da Educação – Fotos Pedro Augusto.