A comunidade da Roça do Povo viveu um dia especial de lazer, cultura e serviços de promoção à saúde para comemorar os 113 anos de emancipação político-administrativa de Itabuna.

A programação aberta na manhã desta quinta-feira, dia 27, foi organizada pela coordenação do Conselho Escolar e inclui também o cuidado com a beleza, assessoria jurídica e quanto aos programas sociais, além da orientação psicológica e discutir sobre a demanda da Escola Roça do Povo, onde acontece o evento.

Na área externa da unidade escolar, também aconteceu uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos. Fotos de personalidades que ajudaram a construir a história da cidade e do meio ambiente, com animais, rios, mudas de plantas e demais temas que simbolizam um pouco da história do município também se destacaram.

“Hoje foi um dia muito especial para nossa comunidade que participa, mesmo que de forma indireta das homenagens pelo aniversário de Itabuna. É uma data importante que não poderíamos ficar de fora”, afirma a coordenadora pedagógica da Escola Roça do Povo, Yolanda Oliveira, que organizou o evento junto com a comunidade e os alunos.

Equipes da Educação em Saúde e Agentes de Combate às Endemias da Divisão do Programa de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde também estiveram presentes, com ações educativas na comunidade rural.

Além da orientação aos pequenos agricultores sobre como prevenir e eliminar focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, também se promoveu ações de prevenção e eliminação de criadouros.

“Nunca é demais levar atividades que possam contribuir para a eliminação de possíveis focos e impedir o crescimento das arboviroses. O mosquito também está presente tanto nas áreas centrais como na periférica das cidades e até na zona rural”, explicou a chefe da Divisão do Programa de Endemias, Lucimar Santos Ribeiro.

Segundo ela, no local foram também realizados tratamento focal e perifocal para eliminar os mosquitos adultos, além de pulverização à base de inseticida. Lucimar garante que a forma de evitar a dengue ainda é a prevenção.

“Isto também só é possível quando evitamos água parada em qualquer vasilhame que esteja descoberto, a exemplo de tanques, baldes, vasos de plantas e pneus, etc.”, concluiu.

Legenda: Comunidade da Roça do Povo e Agentes de Combate às Endemias fazem ação que homenageia os 113 anos de Itabuna – Fotos Ascom